A frequência de chuva em Aracaju foi intensa em maio passado. No decurso do mês, foi considerável a ocorrência de chuvas diárias, ainda que bem distribuídas, mas superando a média histórica. Foram registrados 291 milímetros de água pluvial, quando o esperado eram 250 milímetros. Antes mesmo do final de maio, a média de precipitações já havia sido superada. Agora, para o mês de junho, é esperado um volume menor. Ainda assim, a Prefeitura de Aracaju mantém em alerta as equipes que atuam no monitoramento da cidade.
“O foco é, sobretudo, atuar na prevenção. Não temos controle sobre as chuvas, obviamente, mas podemos trabalhar para que o fenômeno não cause transtornos pela cidade, isto, claro, contando ainda com a colaboração da população. Assim, existe uma constância na manutenção do sistema de drenagem de Aracaju, limpeza de bueiros e canais, além de investimentos em tecnologias que nos ajude a ter uma melhor visibilidade do tempo e seus efeitos”, afirma o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.
Uma das ferramentas tecnológicas utilizadas é o ClimAju, um sistema de monitoramento que permite acompanhar diversos dados do comportamento da cidade, em tempo real, diante de eventos como chuva e outros fenômenos. A ferramenta serve não somente aos órgãos da Prefeitura, mas também à população que pode acompanhar situações no momento em que ocorrem na cidade.
População alertada
“O ClimAju nos dá um importante panorama e sempre estamos atentos aos alertas que recebemos da meteorologia, através do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o número 199 está à disposição da população, 24 horas por dia, em casos de emergência. Todos esses mecanismos são essenciais para que possamos ampliar o monitoramento da cidade e agir antes que situações de risco ocorram”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.
Conforme ressalta o major, a Prefeitura tem como principal preocupação manter a população informada, utilizando diversos canais de comunicação. “Portanto, todos os mecanismos e ferramentas de monitoramento estão sempre a postos para que possamos ter melhor compreensão do que ocorre em Aracaju e, desta forma, agir efetivamente. Estamos aguardando cerca de 200 milímetros para o mês corrente e seguiremos em alerta”, completa.