Visando desarticular uma associação criminosa responsável por assaltos a bancos, a Polícia Federal deflagrou em Sergipe, nesta terça-feira (8), a Operação “Machine Buster”, que contou com a participação da Polícia Civil. A investigação da PF teve início após as explosões das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal da cidade de Carira, ocorridas em setembro de 2020. Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão em Carira, Salvador e Jacobina, na Bahia. Um suspeito morreu em confronto.
Segundo a Polícia Federal, as diligências realizadas desde as explosões das agências bancárias naquela cidade do semiárido sergipano e a troca de informações entre as forças policiais federal, civil e militar, permitiram a identificação dos possíveis membros da associação criminosa e o conhecimento da sua forma de atuação. Após a operação desta terça-feira, PF acredita que a quadrilha foi desmantelada. Os acusados podem responder pela prática de crimes de dano, tentativa de furto qualificado e associação criminosa.
O nome da operação – “Machine buster” – faz alusão aos caixas eletrônicos incendiados e destruídos na empreitada criminosa sob investigação.