A Petrobrás elevará em 5,9% o preço médio do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o chamado gás de cozinha, para 3,40 reais por kg, a partir desta segunda-feira (14). Em Aracaju o preço médico do butijão de gás de 13 quilos é R$ 82,81, conforme levantamento feito entre 30 de maio a 5 deste mês. O reajuste para as distribuidoras, indicou a petroleira, segue o equilíbrio com o mercado internacional e acompanha as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo.
Em maio último, o preço do gás de cozinha subiu 1,24%, em média, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já o gás encanado teve aumento de 4,58%. Considerando que a conta de luz subiu 5,73% e a conta de água e esgoto teve aumento de 1,61%, o grupo Habitação foi o que teve mais impacto no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em maio, sendo responsável pelo incremento de 0,28 percentual. No mês passado, a inflação oficial do Brasil avançou 0,83%, a maior taxa para o mês desde 1996.
“O alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras”, informou a Petrobras. Na última sexta-feira (11), a petroleira havia informado um recuo de 2% no preço médio da gasolina, em vigor deste este sábado (12), e a manutenção do valor médio do diesel.