O Procon de Aracaju disponibilizou, nesta quinta-feira (1º), uma nova pesquisa comparativa de preços dos combustíveis. O levantamento foi realizado nesta quarta-feira (30) e visa monitorar o mercado e auxiliar os consumidores residente na capital. Em comparação com o último levantamento, realizado em maio passado, foi possível observar um pequeno aumento de preços.
Os dados foram coletados em 44 postos, com verificação dos valores aplicados para o diesel S-10, etanol, gasolina aditivada, gasolina comum e para o gás natural veicular – o GNV, considerando a diferenciação de preços a partir da forma de pagamento. No caso da gasolina comum o maior preço identificado foi de R$6,089, para o pagamento a prazo e o menor valor de R$5,54, para o pagamento à vista.
“Na tabela constam os valores para os pagamentos feitos com dinheiro ou com cartão de crédito. Essa diferenciação é permitida por lei, desde que a informação sobre a cobrança diferenciada seja repassada de maneira prévia ao consumidor. Caso não haja a informação prévia, sobre essa diferenciação, essa cobrança passa a ser abusiva e os valores cobrados a mais devem ser devolvidos ao consumidor”, salientou Igor Lopes, coordenador do Procon.