Banese cria espaço para atender clientes do agronegócio
23 de julho de 2021
The Maupi lança em agosto Influências, seu primeiro EP
23 de julho de 2021
Exibir tudo

Aracaju monitora chuvas em tempo real

São 18 pluviômetros, espalhados da zona Norte à Sul e sete câmeras de clima

Aracaju é a única cidade no Brasil a possuir um serviço completo de monitoramento de chuva e outros fenômenos naturais, e também é referência nacional, neste quesito. Desde julho do ano passado, a Prefeitura adquiriu um conjunto de equipamentos e serviços necessários para dar suporte à ferramenta ClimAju.

Este sistema de monitoramento climático, cujo acesso é disponível à população, contribuiu sobremaneira para otimizar o tempo-resposta das equipes operacionais do município em ações relacionadas às chuvas e outros eventos naturais, como a movimentação de terra.

Em 2019, após a inundação do bairro Jabotiana pelo Rio Poxim, as secretarias que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura buscaram formas de antecipar ações e, sobretudo, salvaguardar a população. Uma experiência vivenciada em Belo Horizonte inspirou a gestão de Aracaju para implantar o sistema de monitoramento, o mais completo do país.

Tudo em tempo real

“Agora, conseguimos ter uma ideia do que está acontecendo em tempo real e, assim, direcionar as nossas equipes para prestar o suporte antes que fenômenos naturais ofereçam risco à população. Não podemos evitar que o fenômeno aconteça, mas podemos otimizar o tempo-resposta, e é isso que acontece hoje”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.

Para dar esse suporte à ferramenta, foram instalados 18 pluviômetros, sete câmeras de clima, cinco sensores de inundação e dois sensores de movimentação de terra. “Os pluviômetros estão espalhados da zona Norte à Sul da cidade e nos dá, em tempo real, a quantidade de chuva que acontece nas regiões. Isso nos dá a ideia de qual local poderá ter uma maior ocorrência de incidências, como alagamento, deslizamentos de terra e inundações, e diminui o nosso tempo-resposta porque saberemos onde ocorre a situação” explica Silvio.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *