Após se reunir com o Comitê Técnico Científico, o governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (29), a redução do toque de recolher em Sergipe, que passará de 22h às 5h para 0h às 5h, as sextas e sábados. A decisão foi adotada com base na redução do número de pessoas infectadas pela covid-19 e a consequente queda das mortes causadas pela doença no estado.
Com a decisão do governo estadual, os estabelecimentos comerciais vão poder funcionar até 23h, respeitando a limitação de ocupação a 50% da capacidade. Também permanece a obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel nos bares e restaurantes. O governo ressaltou que a redução do toque de recolher levou em conta o avanço da vacinação e a redução no número de casos, internamentos e óbitos causados pela covid-19.
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, a ocupação dos leitos públicos de UTI vem apresentando redução considerável nos últimos dias. A taxa de ocupação dos hospitais por pacientes com covid-19 é de 43,5%. Em 6 de julho, a taxa de ocupação era de 55,9%. Segundo o governador, mesmo com a redução dos índices, o toque de recolher se faz necessário, pois tem contribuído para diminuir o número de acidentes automobilísticos no período noturno, provocados geralmente devido a ingestão de álcool pelos motoristas.