A Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) entregou instrumentos à Associação Religiosa de Culto Afro do Povoado Caraíbas de Cima, do município de Simão Dias. Foram entregues três xequerês, três tantans, três surdos de 18 polegadas, um bongô pele animal, um reco reco de metal, uma maraca, três berimbaus profissionais, três agogôs duplos em alumínio, três caxixis e um trio de atabaque laqueado.
Segundo o governador Belivaldo Chagas (PSD), resgatar as memórias e incentivar a cultura é uma forma de valorizar os simaodienses de ontem, de hoje e do amanhã. “Tenho muito orgulho da minha terra e sei que meus conterrâneos também têm”, afirmou Chagas, ao fazer a entrega dos instrumentos a Aristeu de Jesus Reis, presidente da Associação Religiosa de Culto Afro do Povoado Caraíbas de Cima.
“É o fortalecimento da cultura que deu origem a todo o povo sergipano e brasileiro. Nós sabemos da falta de recursos que há nas comunidades em geral, principalmente, num momento de pandemia. Então é importante o poder público entender essa necessidade e, através da Funcap, oferecer esses instrumentos necessários para o fortalecimento da identidade cultural da religiosidade, da cultura afro-brasileira”, afirmou a superintendente da Funcap, Conceição Vieira.