Polícia apreende 700 quilos de maconha em Aracaju
10 de setembro de 2021
Energia cara aquece procura por aquecedores solares
10 de setembro de 2021
Exibir tudo

El capitán correu do pau

Por Adiberto de Souza *

Bastou dois ministros do Supremo falarem um pouco mais grosso para o capitão de pijama botar o rabo entre as pernas e pedir desculpas por ter ameaçado dar um golpe militar. Diferente dos ditadores fardados, que em 1964 jogaram o Brasil nas trevas por mais de duas décadas, o ainda presidente entrou em pânico com a ameaça de impeachment e até de prisão. Desesperado, pediu socorro ao mordomo de filme de terror, que foi à Brasília redigir o “me desculpe pelas besteiras ditas no 7 de Setembro”. Nem precisa dizer que os fiéis seguidores de Bolsonaro ainda estão atordoados com a fraqueza líder de papel. Não se surpreendam se transformarem o desmoralizado soldadinho de chumbo numa rainha da Inglaterra, que reina, mas não governa. A Bolsonaro caberia comparecer a eventos militares e ocupar o resto do tempo com jogos de guerra no computador. Aos brasileiros que elegeram um aprendiz de golpista como salvador da pátria, resta o consolo de que em 2022 tem outra eleição. Por favor, não errem novamente!

Baixou a guarda

A redução do número de casos e de mortes pela covid-19 levou o governo de Sergipe a afrouxar ainda mais as regras de isolamento. Pelo novo decreto, estão liberados os shows com até 300 pessoas em ambientes internos e 500 em áreas externas. O toque de recolher ficou mantido da meia-noite do sábado às 5h do domingo, e permanece proibida a presença de público nos estádios de futebol. Marminino!

Bancada vota unida

Dos oito deputados federais de Sergipe, sete votaram a favor do texto-base do Código Eleitoral. Laércio Oliveira (PP) não participou da sessão porque está de luto com a morte do genro, o grego Iossif Marios Petros Gressis, 45 anos, vítima de infarto. A proposta, que consolida toda a legislação eleitoral e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral, atualiza o texto de 1965, atualmente em vigor. Ah, bom!

Comendo fora

Sempre que pode, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) ocupa o tempo com a família. Bom exemplo disso foi o piquenique que ela participou numa arborizada praça de Brasília. O convescote é uma prática muito difundida na América do Norte, Europa e Japão. Supimpa!

Fermento no bolo

E os pré-candidatos a governador de Sergipe seguem “plantando” notinhas na imprensa. Diariamente, se ler releases levantando a bola dos indigitados. Uns apresentam suspeitas pesquisas colocando-os na dianteira, enquanto outros divulgam participações em eventos públicos. Esta é a fase de se valorizar e, também, de “queimar” os adversários do próximo embate. Quando 2022 chegar, a disputa eleitoral começa mesmo pra valer e só vencerá quem tiver cacife político e, naturalmente, muitos votos. Quem viver, verá!

Adeus ingrata!

Já perceberam como a Petrobras virou as costas para Sergipe? Diferente de outras empresas, que se somaram ao governo estadual na luta contra o coronavírus, a petrolífera só faltou dizer que não tem nada a ver com a pandemia. Pior é que, ao invés de ajudar, a Petrobras continua desativando suas atividades aqui na terrinha. Aliás, até permite suspeitar que está arrumando os picuás para cair fora do estado. Foi-se o tempo em que a estatal era a primeira a chegar com ajudas quando o governo se deparava com as grandes cheias ou as impiedosas secas. Só Jesus na causa!

Abra o olho

A exposição às telas de computadores, celulares e tablets por crianças e adolescentes pode afetar o sono, a atenção, o aprendizado, o sistema hormonal, a regulação do humor, o sistema osteoarticular, a audição e a visão. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, para crianças de 2 a 5 anos de idade, a recomendação é de uma hora por dia de permanência, ao todo, à frente de televisões, celulares, tablets e videogames. Acima dessa idade é recomendável o tempo de até duas horas. Então, tá!

Peça no sistema

Eleitor de Jair Bolsonaro em 2018, o senador Alessandro Vieira (Cidadania) só faltou soltar foguetes para festejar o recuo político do capitão de pijama. “Desenhando para inocentes apaixonados: Bolsonaro é só mais uma peça no sistema, preocupado em esconder rachadinhas, mansões e incompetência. E o sistema adora presidentes fracos. Facilita demais o acesso a cargos, grana e impunidade. Basta ler a sequência de notinhas ensaiadas”, postou o senador nas redes sociais. Crendeuspai!

Tchau e bença

E o governador Belivaldo Chagas (PSD) voltou a reduzir os espaços do PT na administração estadual. Na canetada de ontem, o pessedista exonerou o presidente do Ipesaúde, médico Christian Oliveira, protegido do senador Rogério Carvalho (PT). O moço será substituído pelo secretário da Administração, George Trindade. Antes, Belivaldo já havia exonerado da Secretaria da Agricultura o agrônomo André Luiz Bomfim, indicado pelo deputado federal João Daniel (PT). A cada canetada, o governador deixa claro para os petistas que a porta da rua é a serventia da casa. Home vôte!

E a licitação?

Alguém sabe quando o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) vai mandar fazer a licitação do transporte coletivo da Grande Aracaju? Desde que administrou a capital pela primeira vez, no distante 2012, o alcaide promete realizar o certame, porém até agora nadica de nada. Quem é transportado nos ônibus como se fosse sardinha em lata acredita que os empresários do setor movem paus e pedras para impedir a prometida licitação. Será verdade? Desconjuro!

Aviso das letras

De um bebinho, torcedor do Dragão com cara de lagartixa: O Confiança não tem mais chance de chegar na Série A, e corre o risco de terminar na D se cair pra C. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal laranjeirense O Horizonte, em 8 de novembro de 1885.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *