Confiança contrata o atacante Lohan Freire
11 de setembro de 2021
Belivaldo entre Ulices e Mitidieri
11 de setembro de 2021
Exibir tudo

Grupo espanhol deve comprar o Polo de Carmópolis

A Petrobras atendeu determinação da Agência Nacional do Petróleo

Por Claudia Siqueira *

Mais um desinvestimento em campos terrestres da Petrobras avança para a fase de preferencial bider, agora com foco no Polo Carmópolis, em Sergipe. Fontes do Petróleo Hoje afirmam que o grupo espanhol Cobra teria sido selecionado pela petroleira com a melhor proposta firme, seguindo, no ifnal de agosto, para etapa de negociação direta.

A proposta do grupo para aquisição do ativo teria girado em torno de 900 milhões de dólares. O Polo Carmópolis contempla 11 campos – Carmópolis, Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho, que juntos totalizam uma produção de 10,9 mil barris/dia, sendo 10,4 mil barris/dia de óleo e condensado e 72,9 mil m³/dia de gás natural.

O ativo compreende ainda o Complexo Operacional de Atalaia, que inclui o Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo), com cinco tanques, totalizando 168 mil m³ de capacidade de armazenamento, e também o oleoduto de escoamento da produção até este terminal (Bonsucesso–Atalaia), com 48 km de extensão e 18” de diâmetro. O Polo conta com 11 estações de tratamento e cerca de 230 km de gasodutos e oleodutos.

A partir de agora, Petrobras e Cobra darão início ao processo de negociação direta dos contratos de compra e venda. A etapa marca a última fase do desinvestimento, que deve durar cerca de seis meses.

Pólo despertou muito interesse

O desinvestimento do Polo Carmópolis foi um dos mais concorridos do onshore, atraindo um grande número de empresas. Além da Cobra, o processo foi disputado também pela PetroReconcavo, Enauta, 3R Petroleum, Petroborn, Aquila, SeaCrest/Karavan, Ubuntu,
Petroil, Origem Energia e outras petroleiras.

Caso as negociações sejam concluídas, a operação marcará a primeira aquisição de ativos da Cobra no programa de desinvestimento da Petrobras e sua estreia no segmento de upstream no Brasil como operadora. O grupo participa outras vendas de ativos da estatal, mas na posição de sócia.

O teaser do desinvestimento do Polo Carmópolis foi lançado em outubro de 2020 lançado em outubro de 2020. A operação é coordenada pelo Banco J.P. Morgan, sendo etapa vinculante foi iniciada etapa vinculante foi iniciada em fevereiro em fevereiro.

*  É do Portal Petróleo Hoje

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *