A Secretaria da Saúde de Aracaju acaba de emitir uma nota informando que, apesar da determinação do Ministério da Saúde, vai continuar vacinando contra a covid-19 os jovens com 16 anos de idade. Após autorizar a imunização desse público, o Ministério anunciou, nesta quinta-feira (16), que está suspensa a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos.
o Ministério informa que “revisou” a recomendação e justifica que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam evolução “benigna”, apresentando-se assintomáticos. A nota foi publicada no sistema do Ministério da Saúde às 21h30 de quarta-feira (16), ou seja, menos de 24 horas após o início da campanha para esse público.
“Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”, explica no texto a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo. Além disso, segundo Rosana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades.
Veja, abaixo, a nota da Secretaria da Saúde de Aracaju:
“A Secretaria Municipal da Saúde informa que a vacinação contra covid-19 de adolescentes de 17 e de 16 anos continua na capital.
A nota informativa do Ministério da Saúde, datada desta quarta-feira, 15, restringe imunização para adolescentes com comorbidades, com deficiência permanente e privados de liberdade entre 12 e 17 anos, não suspende ou proíbe a administração de vacina em adolescentes sem comorbidades.
Desde o dia 4 de setembro, o Município disponibiliza pontos de vacinação para adolescentes com comorbidades ou deficiência e já imunizou jovens privados de liberdade”.