Empesas reduzem produtos nas embalagens
3 de outubro de 2021
Confiança e Vasco se enfrentam neste domingo
3 de outubro de 2021
Exibir tudo

Banese é investigado por vazamento do Pix

Os ativos do Banese ultrapassaram a marca dos R$ 7,9 bilhões em março

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública abriu investigação contra o Banco do Estado de Sergipe (Banese), devido ao vazamento de dados cadastrais do Pix. O banco terá que prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça no prazo de 15 dias, devendo ainda informar, por exemplo, se reconhece que os dados vazaram de suas bases e por quanto tempo eles ficaram expostos.

Além disso, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, quer saber o que tem sido feito a partir de agora. O Ministério também encaminhou ofícios ao Banco Central (BC) e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre a investigação preliminar, para que eles façam uma ação coordenada.

Quase 400 mil Pix vazados

Uma falha de segurança do Banese permitiu, na semana passada, o vazamento de 395 mil chaves Pix, expondo dados telefônicos de 395 mil clientes. Em comunicado, o banco estatal confirmou que dados cadastrais de pessoas que não são seus clientes foram acessados indevidamente. Por sua vez, o Banco Central (BC) comunicou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, valores movimentados e saldos nas contas. Os telefones de clientes, no entanto, foram capturados por pessoas de fora da instituição.

Segundo o Banese, as quase 400 mil chaves Pix foram obtidas “mediante engenharia social”. Apesar de informar que a atividade maliciosa não compromete senhas, extratos, históricos e informações financeiras, o banco relata que o sistema ao qual os invasores tiveram acesso, chamado Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), também guarda dados como nome, CPF, banco em que a chave está registrada, agência, conta, data da abertura da conta e data de registro da chave Pix.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *