WhatsApp, Facebook e Instagram voltam ao ar
5 de outubro de 2021
TCE já tem novo conselheiro
5 de outubro de 2021
Exibir tudo

Carne, um alimento proibido

Cresce o número de famílias se alimentando de ossos

Cresce a cada dia o número de famílias que não têm acesso à carne, pois os preços dessa proteína e até do ovo tiveram alta de mais de dois dígitos e sumiram das mesas da população mais humilde.

No geral, o preço da proteína animal aumentou em média 14,5% em 2021 e a expectativa para o próximo ano é de um reajuste mínimo de 20%, segundo projeções da XP Investimentos., da LCA Consultores e do Banco Alfa, ouvidos pelo jornal.

No resultado acumulado em 12 meses até agosto, o item carnes subiu 30,77%, muito acima dos 13,94% do grupo de alimentos e bebidas e três vezes a taxa de 9,86% do IPCA geral, já muito elevada.

Cozinhando ossos

Tem ficado cada vez mais comum no Brasil ver famílias em dificuldade financeira improvisarem fogareiros e utilizam lenha para cozinhar ossos. Desta forma, os miseráveis tentam driblar as dificuldades impostas pelo alto valor do gás de cozinha e da carne.

motorista de caminhão, José Divino Santos, de 63 anos, responsável pelo transporte da carne, conta que, nos últimos meses, aumentou o número pessoas pedindo ossos e restos de sebo. “Tem dias que chego aqui e tenho vontade de chorar. Antes, as pessoas passavam aqui e pediam um pedaço de osso para dar para os cachorros. Hoje, elas imploraram por um pouco de ossada para fazer comida”, conta.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *