O Grupo Samam inaugurou, nesta sexta-feira (15), expansão da Usina Taquari, localizada em Capela, município da região leste de Sergipe. A nova área do complexo industrial é fruto de um investimento de R$ 50 milhões, e será responsável por gerar mais de 2,7 mil empregos diretos, além de ampliar a produção da fábrica que estima encerrar o ano produzindo 800 mil toneladas de etanol e açúcar.
Segundo o presidente do grupo Samam, Henrique Brandão, a expansão da usina “simboliza uma luta de 14 anos”. O empresário enfatizou que a nova área inaugurada “é uma indústria com os melhores equipamentos existentes na atualidade. Fizemos um incremento total de R$ 430 milhões na indústria e no campo. A usina é totalmente eletrificada, gerando sua própria energia e exportando o excedente. Estamos gerando emprego e contribuindo para o desenvolvimento de Sergipe, afirmou Henrique.
O governador Belivaldo Chagas (PSD) prestigiou a solenidade de inauguração. Ele expressou a sua felicidade por governar um estado “que tem empreendedores e empresas como o grupo Samam, exemplo de trabalho, compreensão e que pensa o progresso de Sergipe. Mesmo com a pandemia, o Grupo não parou de crescer, investiu e hoje inaugura a ampliação da sua usina, com a certeza de que contribuirá ainda mais com nosso estado”, reiterou.
Expansão
Com a ampliação da Taquari, a estimativa é que a usina mantenha a sua capacidade de moer 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Atualmente, a Bahia é o estado que mais adquire a produção da Taquari, sendo responsável pela compra de 65% da oferta. A indústria trabalha com a meta de exportar açúcar, no futuro.
A Usina Taquari integra o grupo Samam e nasceu de um sonho de mais de 30 anos de Manelito e Henrique Menezes. Antes da sua ampliação, a usina já gerava, aproximadamente, 2,2 mil empregos diretos e outros 15 mil indiretos, sendo considerada uma das maiores geradoras de emprego da região. A Taquari também se destaca no mercado pelas práticas sustentáveis e pelos investimentos em gestão e tecnologia, propiciando alta mecanização do plantio e da colheita. Além da sua própria produção, a usina também compra cana-de-açúcar de pequenos e grandes produtores, contribuindo, ainda mais, para a geração de emprego e renda em Sergipe.