Os roubos aos ônibus do transporte coletivo que circulam por Aracaju e Região Metropolitana caíram 96,1% nos últimos cinco anos – entre os meses de janeiro a agosto de 2021 e o mesmo período de 2016. Os dados são do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp). A diminuição é fruto do trabalho integrado entre as polícias Militar e Civil e o Setransp.
De acordo com o levantamento, enquanto que nos primeiros oito meses de 2016 ocorreram 1.206 investidas criminosas contra o transporte coletivo metropolitano, no mesmo período deste ano, foram registrados 56 casos. Os ônibus circulam por quatro cidades – Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros – abrangendo uma população total de mais de 960 mil pessoas.
Ainda conforme os dados do Setransp, no comparativo entre o período que compreendeu os meses de janeiro e agosto de 2020 e de 2021 a diminuição foi de 50%. No ano passado aconteceram 94 roubos ao transporte coletivo. O secretário João Eloy de Menezes atribuiu a queda no número de roubos ao comprometimento do Setransp com a implementação de melhorias nos equipamentos de segurança dos veículos.
Câmeras melhores
“Pedimos ao Setransp que observasse as nossas recomendações de melhoria nas imagens das câmeras de segurança dos veículos, por exemplo, o que foi prontamente atendido. No âmbito das forças de segurança pública, ampliamos o policiamento, aumentamos as abordagens aos veículos e reforçamos as investigações. O resultado não poderia ser diferente. Estamos tendo consecutivas reduções na criminalidade”, pontuou.
Fonte e foto: SSP/SE