Prestes a completar 50 anos de fundada, a TV Sergipe dá um passo importante rumo a um futuro cada vez mais sustentável: a emissora acaba de inaugurar em Carmópolis a maior usina de energia solar do estado. Com uma área equivalente a um campo de futebol, a estação possui 2.400 placas solares fotovoltaicas, com uma geração que seria suficiente para suprir cidades que possuem entre dois e quatro mil habitantes, como Telha, General Maynard, Amparo de São Francisco e Pedra Mole, por exemplo.
Toda a energia captada através da usina, que tem uma potência de 1 megawatt, será direcionada pela concessionária de energia para a unidade consumidora, o prédio da TV Sergipe, local onde também funciona a sede do Grupo Sergipe. Caso haja excedente, a quantidade fica acumulada para o mês seguinte.
“A TV Sergipe tem em seu DNA a inovação e o pioneirismo. Ela foi o primeiro canal de TV criado no estado, teve o primeiro programa de auditório, foi a primeira emissora a exibir um programa em HD, além de diversos outros feitos. Agora, mais uma vez saindo na frente, abraçamos essa causa com o meio ambiente e inauguramos uma usina de energia fotovoltaica”, celebra a diretora-presidente da TV Sergipe, Carolina Franco.
Amiga do meio ambiente
De acordo com João Roberto dos Santos Neto, diretor de Tecnologia, a ideia “surgiu da vontade da diretora-presidente em contribuir com o meio ambiente e, além disso, colocar a TV Sergipe nesse status de empresa amiga do meio ambiente”, conta. “Com a usina, a emissora deixa de emitir algo em torno de 82 toneladas por ano de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera”, detalha.
Os benefícios da energia solar são inúmeros: é renovável, limpa, não polui; a estrutura possui vida útil longa e manutenção econômica, além de ocupar pouco espaço; traz retorno financeiro em cerca de 5 anos e meio (no caso desta usina recém-inaugurada), entre outras. Estar atenta às inovações e soluções que possam causar o menor impacto possível ao meio ambiente sempre foi uma prioridade ao longo das quase cinco décadas de trajetória da emissora e, nos próximos anos, continuará sendo assim.