Secular, dona Mariquinha vai apagar 101 velinhas
25 de outubro de 2021
Trabalho híbrido afeta o sono
25 de outubro de 2021
Exibir tudo

Aracaju retoma vacinação de cães e gatos contra a raiva

A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 80% dos animais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retoma, nesta segunda-feira (25), a vacinação de cães e gatos contra a raiva. Desta feita a imunização ocorre em pontos fixos, com drive thru Pet no Parque João Cleophas. Na primeira etapa, foram imunizados 5.929 animais, sendo 3.727 cães e 2.202 gatos nas áreas de expansão dos bairros Robalo, Areia Branca, Jabotiana, Soledade e Capucho.

A meta da Secretaria é vacinar 80% dos animais, o que corresponde a 45.661 animais do total de 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos. A campanha de imunização prosseguirá até o dia 12 de novembro.

“Para ampliar o acesso a vacina antirrábica, será ofertado este ano, o sistema drive-thru, que é uma maneira de evitar as aglomerações durante a vacinação antirrábica. Os pets poderão ser imunizados sem descer de qualquer veículo automotor ou ainda, a pé com o seu tutor. Os donos dos animais deverão transportá-los com segurança até o ponto. Animais mais agressivos devem usar focinheiras para evitar acidentes e coleiras para evitar fugas”, orienta a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Marina Sena.

Imunização

Podem ser imunizados os animais com idade a partir de três meses de vida. Para fazer uso do serviço, o tutor deve apresentar o cartão de vacina do animal. O cidadão que não conseguir levar o animal de estimação para tomar a vacina antirrábica, o Centro de Controle da Zoonose disponibiliza doses durante todos os dias úteis do ano. A unidade fica situada na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, S/N, no bairro Capucho, vizinho à sede do Ibama.

A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, uma doença grave que leva sempre ao óbito no caso dos animais e com ocorrência de poucos casos de cura em seres humanos, porém com grandes sequelas.

“Em casos suspeitos de raiva, o CCZ deve ser informado para acompanhamento e realização dos exames necessários após o óbito. É importante informar que, em caso de mordidas de cães e gatos, as pessoas procurem atendimento médico para ser iniciado o protocolo vacinal pós-exposição, e para que o animal fique em observação por um período de 10 dias”, enfatiza Marina.

Doença

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. É transmitida por meio da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *