Desde a zero hora desta sexta-feira (29), os sergipanos dispõem da frota reserva dos veículos do transporte intermunicipal. Segundo a Diretoria de Transporte do Estado (Ditransp), o objetivo é assegurar as viagens da população para o interior durante o fim de semana, o ponto facultativo da próxima segunda-feira e o feriado de 2 de novembro.
A frota atual, de 650 ônibus intermunicipais, contará com reforço extra de mais 20 ônibus para atender a demanda. De acordo com a Ditransp, a iniciativa ocorrerá devido à intensa demanda de passageiros que se deslocam da capital para o interior sergipano, durante o período que antecederá o feriado. O diretor da Ditransp, Everton Menezes, explicou como será o processo de mudança na programação. “Iremos disponibilizar 20 ônibus a mais no sistema, para compor a frota reserva neste período, assim a população sergipana, que tem costume de viajar da capital para as cidades do interior, terá maior comodidade e opções no deslocamento, tanto na ida, quanto na volta do feriadão”, explicou.
Pandemia
De acordo com decreto estadual, em todos os locais de uso coletivo, comum ou especial, público e privado, a exemplo da circulação em meios de transportes, é obrigatório o uso de máscaras de proteção, descartáveis, caseiras ou reutilizáveis. A medida sanitária visa conter a Covid-19.
Pensando em atitudes que preservem a vida e promoção da saúde pública sergipana, a Sedurbs informa, ainda, que as empresas de ônibus deverão disponibilizar álcool em gel na entrada dos veículos, cobrar dos passageiros o uso das máscaras e propagar que os equipamentos de proteção individual são obrigatórios para passageiros, motoristas e cobradores. As empresas deverão, também, proibir o acesso ao veículo das pessoas que estiverem sem a máscara.
Qualquer anormalidade notada pelos passageiros pode ser reportada junto à Ouvidoria do Transporte Intermunicipal pelo número 0800 2849016.