Está marcada para a próxima segunda-feira (29), a inauguração da Cátedra Marquês de Pombal na Universidade Federal de Sergipe. Batizada com o nome do estadista português, tratrapse da sétima cátedra Camões no Brasil e a 55ª no mundo. A solenidade vai acontecer às 9h, no auditório da Reitoria da UFS, em São Cristóvão.
“A cátedra tem como propósito central o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de caráter científico e cultural orientadas para a reflexão e a investigação sobre o século XVIII no Brasil e em Portugal, a partir do trabalho de pesquisa em curso no Núcleo de Estudos de Cultura da Universidade Federal de Sergipe”, explica o professor Luiz Eduardo.
O evento contará com a presença do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, do presidente do Instituto Camões, João Ribeiro de Almeida, do presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, do reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho e do coordenador da Cátedra, professor Luiz Eduardo Oliveira.
Programação
• 9h: Recital de Viola Caipira, com o violonista e professor do Departamento de Música da UFS Fabiano Zanin.
• 9h30: Mesa de abertura com falas do reitor Valter Joviniano de Santana Filho, do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, do presidente do Instituto Camões, João Ribeiro de Almeida, do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD e do coordenador da Cátedra Marquês de Pombal.
• 10h30: Conferência de abertura do I Simpósio Pombalino Internacional com o professor doutor José Eduardo Franco (Cátedra de Estudos Globais / Universidade Aberta de Portugal).
Simpósio Internacional
A partir do dia 30/11 até o dia 03/12, o I Simpósio Pombalino Internacional será online e transmitido ao vivo pelo canal TV UFS, do Youtube. As inscrições, gratuitas, são feitas pelo SIGAA. Confira toda a programação do Simpósio aqui.