Chesf vai investir na hidrelétrica de Xingó
24 de novembro de 2021
Sergipe tem melhor índice em geração de empregos em 29 anos
24 de novembro de 2021
Exibir tudo

Oposição eclética

Por Adiberto de Souza *

Os últimos movimentos de alguns partidos de oposição ao governo de Sergipe permitem antever o comportamento deles nas eleições de 2022. Bom exemplo disso é o PL, que anuncia como novo filiado ninguém menos do que o presidente Jair Bolsonaro. Pois bem: no mesmo dia em que um dirigente do PL se reunia em Aracaju com outros partidos de oposição para discutir o próximo pleito estadual, duas lideranças liberais interioranas desfilavam de braços dados com o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Entre os que fizeram corpo a corpo com o petista estava o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Na semana passada, este distinto agresteiro teve uma longa conversa com o capitão de pijama, seu mais novo aliado político e inimigo figadal do PT. As legendas oposicionistas Cidadania e Podemos também estão se virando nos 30 para aparecerem bem na fita nacionalmente e, ao mesmo tempo, montarem uma coligação em Sergipe. Embora defendam pré-candidaturas diversas para a Presidência da República, cidadanistas e podemistas discutem uma aliança aqui na paróquia. Com uma oposição assim tão eclética, será difícil para o eleitor saber com quem ela vai dançar no próximo baile eleitoral. Home vôte!

Derrotado novamente

O prefeito de Canindé do São Francisco, Weldo Mariano (PT), acaba de derrotar novamente seu adversário Kaká Andrade (PSD). Inconformado com o resultado das urnas, o pessedista recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral para anular a eleição, sob a alegação de que o petista comprou votos. A defesa do prefeito deixou claro que os argumentos do recorrente careciam de provas. O juiz relator Edvaldo dos Santos também não enxergou nos autos elementos comprovando a compra de votos. Após analisarem a frágil argumentação dos advogados de Kaká, os magistrados do TRE rejeitaram por unanimidade o pedido de cassação da chapa Weldo Mariano/ Pank. Crendeuspai!

Pés na estrada

A presidente estadual do Podemos, delegada Danielle Garcia, tem percorrido o estado visando organizar o partido para a disputa eleitoral de 2022. Ontem, a fidalga deu com os costados em Umbaúba. Estava acompanhada de Adriana Leite, vice-presidente do partido e ex-prefeita de Estância. Aliás, Danielle e Adriana perderam as últimas eleições que concorreram. A delegada foi derrotada em 2020, na disputa pela Prefeitura de Aracaju, enquanto Adriana tentou se eleger deputada estadual em 2018, mas só teve 1,20% dos votos. Misericórdia!

Proteção de dados

A Prefeitura de Laranjeiras está implementando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A iniciativa visa permitir à gestão municipal tratar de forma adequada as informações pessoais, respeitando o direito à privacidade e à proteção dos dados do cidadão. O prefeito Juca de Bala (MDB) lembra que a vida das pessoas se tornou muito mais fácil por conta da tecnologia, “mas os nossos dados são facilmente acessados”. Com a implantação da LGPD, a Prefeitura se capacita para oferecer mais segurança às informações pessoais dos laranjeirenses. Ah, bom!

Não liberou geral

As línguas ferinas erraram feio ao suspeitarem que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) iria liberar festas de rua com grandes aglomerações em Aracaju. Ontem, ao autorizar a realização de eventos em ambientes fechados na Orla de Atalaia, o pedetista disse que a Prefeitura não realizará réveillon este ano. A festa de virada do ano ocorrerá apenas nos bares, restaurantes, hotéis e residências. Segundo o prefeito, seria uma temeridade, aglomerar milhares de pessoas quando a capital e estado ainda lutam contra a pandemia da covid-19. Nogueira acredita que só deve autorizar uma grande festa em área aberta no mês de março de 2022, para comemorar o aniversário de Aracaju. Certíssimo!

Bico seco

Várias cidades sergipanas sofrem com a falta d’água nas torneiras. Os municípios do semiárido também ficam desabastecidos quando ocorre rompimentos na tubulação da adutora do Alto Sertão. Este problema tem acontecido com muita frequência sem que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) encontra uma solução definitiva. Pior é que, mesmo com as constantes faltas d’água, a conta chega todos os meses e sem um único centavo de desconto. Danôsse!

Em cima do muro

Quem ouve o ex-senador Eduardo Amorim, presidente do PSDB sergipano, percebe que ele e o partido vão continuar em cima do muro até depois do Carnaval. Entrevistado pelo portal de notícias Universo Político, o tucano deixou claro que não tem pressa para se definir sobre as eleições. Segundo ele, o PSDB ainda tem uma longa estrada pela frente até o anúncio dos candidatos a governador. Ainda sobre o assunto, Amorim diz apenas que “vamos com quem queira, de fato, mudar Sergipe para melhor. Com quem tiver compromisso com uma saúde digna e a geração de empregos”. Então, tá!

Grana pra Xingó

A Chesf lançou um programa de modernização da Usina Hidrelétrica de Xingó, em Sergipe. O objetivo é garantir eficiência e aumentar a disponibilidade de energia e a confiabilidade operacional de seu sistema. Ao longo de 10 anos, serão investidos R$1,5 bilhão em Xingó e nas hidrelétricas de Sobradinho e Paulo Afonso IV, na Bahia, e de Luiz Gonzaga, em Pernambuco. Devem ser substituídos os sistemas de medição, proteção, comando, controle, supervisão e regulação das usinas. A modernização das instalações permitirá à Chesf ampliar sua capacidade de geração de energia reativa para 5.148 Mega Volt-ampère reactivo (MVAr). Supimpa!

Agronegócio em alta

O governador Belivaldo Chagas (PSD) está entusiasmado com a realização do Sealba Agroshow, agendado para o período de 10 a 22 de janeiro de 2022, em Itabaiana. Segundo Chagas, o evento será uma grande vitrine do agronegócio de Sergipe, Alagoas e Bahia. A previsão dos organizadores é que o Sealba Agroshow movimente cerca de R$ 50 milhões na venda de implementos, insumos, veículos, genética e serviços.  Também estão previstas palestras, rodada de negócios, lançamento de máquinas e equipamentos, exposição de animais, nutrição e genética animal. Arre égua!

Doutor honoris causa

A Universidade Federal de Sergipe concedeu o título de doutor honoris causa ao ator e ativista dos direitos humanos Severo D’Acelino. Outorgado pelo Conselho Universitário da UFS com base na atuação de Severo em favor da luta antirracista, o título foi entregue ao homenageado no último sábado, Dia da Consciência Negra. Ao falar sobre a homenagem, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) disse que “Severo, o preto mais preto dos sergipanos, teve reconhecida toda a sua contribuição à história do povo negro de Sergipe e às artes, enquanto poeta, ator e dramaturgo”. É vero!

Recorte de jornal

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Cruzada, em 27 de janeiro de 1952.

 

 

 

 

 

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *