Com a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP), será encerrada nesta sexta-feira (26), em Aracaju, a 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade presidida pelo gestor aracajuano Edvaldo Nogueira (PDT). Aberto ontem, o evento marca o retorno presencial das atividades da Frente, desde que a pandemia foi decretada e tem como foco discutir os temas que são considerados prioritários para os municípios brasileiros.
No primeiro dia da Conferência foram discutidos temas como a reforma tributária, o financiamento do transporte público, os investimentos na Saúde e na Educação pós-pandemia, entre outros. O evento conta com mais de 350 participantes, com grande presença de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. Gestores de várias regiões de Sergipe também participaram do primeiro dia da reunião.
Este segundo dia de reunião será marcado pela discussão das alternativas para o financiamento do transporte público, seguido do debate sobre as perspectivas da saúde pública pós-pandemia, às 9h45. A pauta prioritária dos municípios no Congresso Nacional voltará ao debate no segundo dia da reunião, quando será apresentada a Carta de Aracaju, com as pautas mais urgentes do municipalismo brasileiro. O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, estará presente no encerramento da reunião.
Anfitrião do evento, o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, definiu o primeiro dia como “muito proveitoso”. “Pudemos levantar amplos debates, de forma democrática, mostrando que a Frente possui um conjunto de ideias, de propostas, muito bem elaborado e que mobiliza, de maneira efetiva, os prefeitos brasileiros. Tratamos de temas como o financiamento do transporte, como as questões da Saúde pós-pandemia, a PEC 13, fundamental para que os municípios possam resolver seus problemas relativos à Educação e outros assuntos de grande relevância para o cenário nacional”, destacou o pedetista.
Fonte e foto: Secom/PMA