Embora tenha identificado 44 casos positivos de covid-19 nos alunos do Campus de Lagarto, a Universidade Federal de Sergipe divulgou nota negando a existência de um surto de coronavírus naquela unidade de ensino. O comunicado revela que durante os testes realizados, na última sexta-feira (26), para identificação e monitoramento de ocorrência da doença foi identificado um caso positivo em um aluno do campus.
De acordo com a nota da UFS, como procedimento padrão, após ter sido detectado um caso, foi realizado o trabalho de identificação dos indivíduos que estiveram em contato com o estudante positivado naquele período, tendo sido diagnosticados 44 casos de covid-19, “em alunos de quatro cursos diferentes”. E para justificar a não existência de um surto, a universidade ressalta que a comunidade acadêmica de Lagarto é de cerca dois mil pessoas.
“É importante destacar que todos os casos foram encaminhados para a Prefeitura de Lagarto, que realiza o procedimento padrão de notificação ao Ministério da Saúde e de monitoramento da condição de saúde dos casos, juntamente com a equipe de saúde da UFS”, informa a nota de esclarecimento.
A Universidade Federal de Sergipe revela, ainda, que do grupo de estudantes que está em isolamento domiciliar, nenhum caso precisou de hospitalização e a maior parte encontra-se sem sintomas. “Salienta-se que é de conhecimento da universidade que os estudantes se encontram e confraternizam fora do ambiente acadêmico. No cumprimento de seu papel social, a instituição rastreia os casos e orienta o isolamento aos infectados, para evitar a multiplicação do vírus e surgimento de novas variantes”, conclui a nota.