O senador Rogério Carvalho (PT) foi o único congressista de oposição que votou, nesta segunda-feira (30), favorável ao Orçamento Secreto. Da bancada federal de Sergipe, apenas o senador Alessandro Vieira (Cidadania) disse não ao Projeto de Resolução que altera as regras das emendas de relator no Orçamento, limitando o volume de recursos e obrigando a identificação dos autores. Os deputados federais João Daniel (PT) e Fábio Henrique (PDT) registraram “obstrução” no painel do Congresso.
De acordo com o substitutivo do senador Marcelo Castro (MDB-PI), as indicações e solicitações feitas ao relator-geral devem agora ser fundamentadas e publicadas na internet no site da Comissão Mista de Orçamento. Entretanto, a norma valerá apenas para os recursos que ainda não foram liberados. Ou seja, as emendas de relator-geral que já foram pagas, aproximadamente R$ 10 bilhões, continuarão sem a informação sobre o parlamentar que foi beneficiado, numa afronta à transparência.
Na Câmara Federal, a proposta teve 268 votos a favor e 31 contra; no Senado, foram 34 votos sim e 32 votos não. Agora, a proposta segue para a promulgação.
Veja como a bancada federal de Sergipe votou no Projeto do Orçamento Secreto:
Bosco Costa (PL) – SIM
Fábio Henrique (PDT) – Obstrução
Fábio Mitidieri (PSD) – Sim
Fabio Reis (MDB) – Sim
Gustinho Ribeiro (Solidariede) – Sim
João Daniel (PT) – Obstrução
Laercio Oliveira (PP) – Sim
Valdevan Noventa (PL) – Sim
Alessandro Vieira (Cidadania) – Não
Maria do Carmo Alves (DEM) – Sim
Rogério Carvalho (PT) – Sim
Por que o Senador Rogério Carvalho do PT do Sergipe votou a favor do Orçamento Secreto, instrumento que foi o principal responsável por blindar o Bolsonaro do impeachment? Voto dele foi decisivo.
Oposição só de gogó? Na hora do vamos ver, vota com o governo? Que absurdo! https://t.co/L1d5nhX591
— Lucas Paulino (@lucasapaulino) November 30, 2021
A orientação do Partido dos Trabalhadores foi de obstrução e voto contrário ao orçamento secreto. A posição do senador Rogério é de caráter pessoal, pela qual deve se manifestar.
— PT Brasil (@ptbrasil) November 30, 2021
2 Comments
Sou totalmente contrário o orçamento secreto, temos o direito de saber onde vai o dinheiro dos impostos que pagamos.como pode um senador do PT que creticava a compra de votos votar a favor de um projeto que não passa de compra de voto .eleitores Sergipano abra o olho,espero que a cúpula do PT não deixa passar eleso
Desgracado este rogerio carvalho que na real e bolsonarista e muito a favor do governo e quer manter sigilo do que recebeu