A Secretaria da Saúde de Sergipe informou que cerca de 1.700 pessoas estão com seus procedimentos cirúrgicos atrasados. O dado foi divulgado, nesta quarta-feira (15), pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), após receber relatório da Saúde sobre as cirurgias eletivas agendadas pelo Estado.
“Se juntamos os números deste período até este ano, mais de 1.700 pessoas estão com seus procedimentos cirúrgicos atrasados. São 489 pacientes aguardando cirurgias oncológicas, 242 para cirurgias neurológicas, 393 para cirurgias cardiológicas e 624 para cirurgias ortopédicas. É um número assustador”, discursa o deputado.
Georgeo Passos explica que, ainda no final de outubro, encaminhou um ofício para a Secretaria Estadual de Saúde solicitando os dados referentes a esta fila de espera. “Recebi da secretaria a relação dos pacientes que estão no sistema aguardando a realização de cirurgias. Um fato me chamou bastante atenção. Temos pacientes esperando desde 2018”.
O parlamentar acrescentou que existem ainda outras pessoas aguardando para fazer outros tipos de procedimentos cirúrgicos. “Esse número com certeza é muito maior do que a realidade que as pessoas vivem e muitos não conseguem sequer entrar na fila para que a regulação autorize”. O deputado encerrou seu discurso pedindo que a Assembleia faça algo para mudar essa situação das cirurgias eletivas na fila de espera durante tanto tempo.