O Grupamento Tático Aéreo da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (GTA/SSP) já está no sul da Bahia para otimizar os esforços para ajudar as cidades que sofrem com fortes chuvas. Uma tripulação decolou neste domingo (26), do aeroporto de Aracaju, para o município baiano de Ilhéus, onde foi montada uma base de apoio às vítimas dos temporais. A determinação para o apoio do GTA/SSP foi do próprio governador Belivaldo Chagas (PSD).
(Graer), que atua na região apoiando as equipes de terra. O comandante do Corpo de Bombeiro de Sergipe, coronel Alexandre Alves, também foi acionado pelo governador Belivaldo Chagas e acompanha a situação junto ao Corpo de Bombeiros da Bahia.
O tenente-coronel Fernando Goes, diretor do GTA, explicou que assim que houve a determinação para o deslocamento para a o sul da Bahia, uma tripulação composta por dois bombeiros e outros dois policiais militares, acostumada com esse tipo de apoio, foi montada. “Conversei com o comandante do Graer e ele pediu que a nossa aeronave se deslocasse para Ilhéus. Lá, daremos apoio junto com várias outras equipes da Bahia e de estados vizinhos”, explicou.
Mortos e desabrigados
Em todo o estado da Bahia são 66 cidades em situação de emergência por causa das chuvas. Até a noite de sexta-feira (24), foram registradas 17 mortes provocadas pelas chuvas que atingem a Bahia desde o início de novembro.
Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 3.788 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 10.955 ficaram desalojadas (tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo) até sexta-feira (24).
O pedido de ajuda foi feito pelo próprio governador Rui Costa a governadores de outros estados. Além de Sergipe, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Espírto Santo, Paraíba, São Paulo e Maranhão também enviaram aeronaves para apoiar no socorro às vítimas.
O Governo Federal também acompanha toda a situação. O socorro inclui combustível e aeronaves para auxiliar nos resgates. A base de apoio para facilitar as ações, instalada em Ilhéus, terá o reforço de várias equipes. Duas escolas na cidade de Ilhéus serão usadas como pontos de apoio para a operação. Uma servirá de alojamento para os agentes envolvidos na força-tarefa e a outra será o quartel general das atividades.
Fonte: SSP/SE (Fotos: Lucas Rosário)