A direção do Ipesaúde informou, nesta terça-feira (28), que o seu Serviço de Pronto Atendimento (SPA), anexo ao Hospital Cirurgia, está trabalhando com o máximo de sua capacidade. “Os casos de síndromes gripais aumentaram abruptamente, causando superlotação. Pedimos que se dirijam ao SPA apenas em casos extremos”, revela a nota do Instituto veiculadas no instagram. O Ipesaúde prossegue informando que está trabalhando para que todos sejam atendidos da melhor maneira possível, “diante do aumento significativo da procura pelos pacientes com síndromes gripais”, frisa.
A Assessoria de Comunicação do Ipesaúde informou que até ás 10 horas desta terça-feira (28), a Unidade de Pronto Atendimento já havia atendido 103 pessoas com síndrome gripal. Para se ter uma ideia do que esse número significa, em situações normais o SPA atende entre 130 e 140 pessoas nos dias da semana, números que caem à metade aos domingos. A carteira do Ipesaúde é superior a 109 mil beneficiários.
Escalas médicas completas
Por sua vez, a Secretaria da Saúde de Aracaju informou que as escalas médicas dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva estão completas, e que a maioria dos profissionais estão atendendo pacientes com síndromes gripais. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão aptas a receber esses pacientes, e orienta os usuários a procurarem a UBS mais próxima das suas residências para garantir o atendimento.
A Secretaria da Saúde reforça ainda que as UBSs estão aptas a atender os casos de síndrome gripal, e que inclusive realizam testes para a detecção dos vírus da covid-19 e da influenza H3N2, além de dispensarem medicamentos para tratamento domiciliar. Nas últimas 24h A Secretaria da Saúde da capital registrou o atendimento de 1.800 pacientes com síndromes gripais.