A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) alertou 33 prefeituras, em quatro estados do nordeste, sobre a cheia no Rio São Francisco. Só de Sergipe são 12 municípios. A estatal informou também que que está procedendo operação de controle de cheia no Velho Chico a partir do maior reservatório do Nordeste, Sobradinho (BA), e divulgou, com antecedência, o aumento da vazão, com abertura de comportas (vertimento). A estatal inclui, equivocadamente, os municípios sergipanos de Nossa Senhora da Glória e Monte Alegre entre os ameaçados pela enchente do rio. Ambos não são banhados pelo Velho Chico.
Além de ter contatado prefeituras e defesas civis municipais, a Chesf informou que vem dando ampla divulgação sobre as vazões programadas, informando que desde o dia 12, vem aumentando a liberação de água dos reservatórios em 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) a cada dois dias. No dia 24, as usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL) estarão liberando 4.000 m³/s.
Maior vazão há 12 anos
Por não haver vazão nesse patamar há 12 anos, a Chesf divulgou para autoridades, imprensa e publicou no seu site informações sobre as localidades onde há pontos sensíveis a vazões a partir de 2.500 m³/s, para que a sociedade e os órgãos públicos competentes façam o acompanhamento e tomem medidas para garantir a segurança.
Confira as cidades ribeirinhas de Sergipe já contatadas pela Chesf:
1 – Propriá
2 – Amparo do São Francisco
3 – Brejo Grande
4 – Canhoba
5 – Canindé do São Francisco
6 – Gararu
7 – Ilha das Flores
8 – Nossa Senhora de Lourdes
9 – Neópolis
10- Poço Redondo
11- Porto da Folha
12- Telha
Fonte: Chesf