Trilhas da Via Sacra, da Piçarra, do Caldeirão, dos Carros e do Paredão são algumas dos vários caminhos para percorrer um dos roteiros de turismo de aventura mais apreciado em Sergipe: o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, situado no município de Itabaiana, a 40 km de Aracaju. Graças às chuvas dos últimos meses, as cachoeiras, poços e corredeiras estão cheias a contento, fazendo a festa dos aventureiros, ávidos pelo contato com a natureza e o lazer.
O parque fica nas imediações da BR 235. Há uma porteira de acesso margeando a rodovia e um guarda do Ibama lhe dar as boas-vindas, porém, existem outras dezenas de acesso, mas a dica é procurar com antecedência um condutor local ou uma agência especializada em passeios de aventura, pois as trilhas exigem dos visitantes preparo físico e espírito de aventura.
O Parque Nacional Serra de Itabaiana tem cerca de oito mil hectares em uma área de transição entre Mata Atlântica e caatinga. No local, é possível encontrar uma grande variedade de fauna e flora, mas ações irregulares como instalações ilegais de antenas, extração de minérios e construções estão ameaçando o ecossistema da região.
Administrado pelo Instituto Chico Mendes, o parque é formado pelas serras Itabaiana, Comprida e Cajueiro e foi criado em 2005 para preservar o ecossistema local, mas acabou se transformando em um ponto de turismo ecológico e de pesquisa acadêmica.