Lei de Zoneamento Costeiro
21 de fevereiro de 2022
Deputado Luciano Bispo recebe alta médica
21 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Começa perfuração de poço de petróleo em Sergipe

A perfuração do poço estava prevista para se estender por dois meses

A Enauta informou, nesta segunda-feira (21), na costa de Sergipe a perfuração do primeiro poço exploratório no Bloco SEAL-M-428, denominado 1-EMEB-3-SES. A perfuração do poço está sendo realizada pela sonda West Saturn, da Seadrill, em lâmina d’água de 3.093 metros e duração estimada entre 2 e 4 meses.

A Enauta Energia, controlada da Companhia, possui 30% de participação em nove blocos na Bacia de Sergipe-Alagoas. A Enauta será parcialmente carregada pelos parceiros ExxonMobil e Murphy Oil na perfuração desse poço, conforme acordado nos respectivos acordos de farmout.

A perfuração do poço irá se estender por cerca de dois meses. O SEAL-M-428 e o SEAL-M-351 são operados pela ExxonMobil em parceria com a Enauta e a Murphy. A licença ambiental de Sergipe é válida por cinco anos, sendo que o plano da ExxonMobil prevê inicialmente a perfuração de apenas um.

Ativos foram adquiridos em 2015

Os dois ativos são oriundos da 13ª Rodada, tendo sido adquiridos em 2015, originalmente pela Enauta, que arrematou sozinha as áreas. Em 2017, a empresa brasileira formalizou operação de farm-out com as duas petroleiras estrangeiras, transferindo 50% de participação para a ExxonMobil, junto com a posição de operadora, e 20% para a Murphy, mantendo apenas 30% do ativo.

O consórcio ExxonMobil, Enauta e Murphy mantém outras sete áreas exploratórias na Bacia de Sergipe. O navio-sonda West Saturn estava na locação desde dezembro, aguardando o aval do Ibama. Antes de seguir para Sergipe, a sonda executou as campanhas da ExxonMobil de de Titã, na Bacia de Santos, e Opal, na Bacia de Campos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *