Os moradores de 17 municípios sergipanos bebem água contendo substâncias químicas e radioativas acima do limite determinado pelo Ministério da Saúde. São agrotóxicos e outros resíduos lançados pelas indústrias que se misturam aos rios e represas. Estudo inédito feito pela Repórter Brasil mostra que o consumo diário desses produtos contidos na água tratada aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins, fígado e no sistema nervoso, a depender do produto.
O estudo mostra que o risco é maior para quem consome a água tratada distribuída em Poço Verde, Itaporanga d’Ajuda, Santa Rosa de Lima, Lagarto e Propriá, municípios onde se constatou os maiores índices de substâncias capazes de causar doenças crônicas a longo prazo, como câncer. Ao todo, 8.022 testes foram realizados em Sergipe, tendo 63 deles apresentado resultados acima do limite permitido pelo Ministério da Saúde. Até o momento, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) não se manifestou sobre o resultado do estudo feito pela Repórter Brasil.
Mapa da Água
As informações sobre a contaminação da água podem ser consultadas por cidade no Mapa da Água, que destaca quais substâncias extrapolaram o limite e explica seus riscos. Os dados são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. Os testes são feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.
Segundo o portal Uol, com impacto silencioso, esses produtos encontrados na água tratada têm dinâmica diferente das contaminações por bactérias, que provocam dor de barriga, diarreia e até surtos de cólera. Os sintomas das substâncias químicas e radioativas podem levar anos, mas, quando aparecem, são na forma de doenças graves. Estudos que associam esses produtos ao câncer, mutações genéticas e diversos outros problemas de saúde são carimbados pelos mais respeitados órgãos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde.
Veja, abaixo, quais os municípios sergipanos consumem água contaminada:
Nossa Senhora Aparecida
Propriá
Neópolis
Santa Rosa de Lima
Riachuelo
Areia Branca
Itabaiana
Campos do Brito
Cristinápolis
Arauá
Pedrinhas
Riachão do Dantas
Poço Verde
Lagarto
Itaporanga d’Ajuda
São Domingos
Pacatuba
Fonte: Uol (Foto: Ministério da Saúde)
17 Comments
Isso e grave e ñ pode continuar
Resido em Caueira, pertence a Itaporanga d’Ajuda. Isso é um absurdo, pagamos água e temos o produto que nos fará mal??? Isso é um homicídio coletivo que o Governo de Sergipe está cometendo, mesmo que a longo prazo.
Bebemos bastante ferro nos canos há muita lama de ferrugem
Agora por diante só vamos ver quadrilha para o benefício próprio. As três esferas: legislativa, executiva e judiciária estão de mãos dadas para colocar uma veda nos olhos e a população que se virem. Manifestação já. Cadê os movimentos sociais que tanto olham para os descasos público. Ou não estão sendo afetados . Vão esperar o câncer agir. Fase final não tem mais jeito. Vamos que vamos gente! Divulguem
Cabe nos consumidores e gestores cobrar justiça . Lamentável o que está acompanhando. O homem tá destruindo a natureza. E colocando em risco a vida de nós mesma
Cara isso é imadimissivel já pagamos um absurdo de água para essa Dedo sucateada e ainda bebemos água de má qualidade..
Meu município não está nesta lista mas não confio nesta deso.
Eles só querem enriquecer e o pobre que se lasque.
Justiça nela..
Sinceramente é gritante a cara de pau dessa empresa e ainda quer cobrar taxa de esgoto aqui em Propriá , justamente onde ela capta a maioria da água que vende……
Isto é resultado da política de liberação de agrotóxicos do governos federal.
Não se enganem, estamos sendo envenenados.
O que importa são os resultados dos empresário do agronegócio.
Dica de Saúde:
População dos municípios com maior incidência de pesticidas.
1.1-Beber somente água mineral ou purificada, nunca diretamente da torneira.
Ela é comercializada como água potável, todavia com a presença dessas pesticidas ( veneno ), ela esta em estado bruto sua densidade físico – químico.
1.2-Usar água purificada ( filtrada em purificador com sistema de Vazão com troca do refil interno à casa 06 meses ).
E usa-lá para beber e cozinhar.
1.3-Somente utilizar água da torneira para lavar roupa, banheiro, chão, automóvel e plantas.
1.4-Consumir frutas e verduras nessas regiões somente através do cultivo orgânico de procedência verdadeira.
Ao consumir água ou alimentos sólidos contaminados ocorrerá o chamado efeito cumulativo, o mesmo será o responsável pela manifestação das seguintes patologias futuras: Náuseas, vômitos, inchaço nas glândulas, alterações hepatoxicas em órgãos vitais tais cimo, fígado, rins, intestinos grosso e delgado, estômago, pele, sistema reprodutor e cerebral etc.
1.5-Evitar uso dos referidos itens de consumo acima nesses municípios até que às autoridades sanitárias estabeleça fiscalização e o poder público cobre a referida correção necessária antes que aumente os índices de agravantes na saúde da população dos referidos municípios acima.
Serviço*
Dr Soares é Químico Tecnológico, médico veterinário com especialização em Medicina UTI – Unide de Terapia Intensiva Residente.
E-mail: cmvdrsoares@gmail.com.
Enquanto perdurar este governo de milicianos e produtores rurais movidos a agrotóxicos, nós estaremos expostos a este tipo de ameaça.
O pior disso tudo é que não se pode comentar, porque não se vê interesse de quem deveria, Deputados e Vereadores. O resto que se DANEM.
Carlos Juliano.
De posse dessa matéria, os.moradores dos municípios citados deveriam.se articular e acionar o Ministério Público para 3xigjr da DESO soluções corretivas urgentes.
É isso aí. Esse assunto é muito debatido pela população, mas em bocas miúdas, e não passa disso. Já na esfera administrativa, que deveria ser pauta prioritária, nada disso acontece. ” Todos sabem o quanto esse problema impacta: na saúde, nas finanças e no pior de tudo na vida de todos nós. É preciso nos indignarmos, este país está entregue as baratas e traças; é preciso combater este mal enquanto antes…porquê vai chegar o momento que não haverá mais tempo!!!!
É uma verdadeira guerra da
Sobrevivência porque são tóxicos contidos na alimentaçao,inclusive depois de colherem os cereais: milho,arroz,feijão ainda em viagem aos grandes mercados colocam pesticidas pra não aparecerem as pragas! Creio que quase tudo está contaminado e principalmente nos países sub-desenvolvidos como o Brasil está incluso,aja gastos nas farmácias e nos médicos!!! Industria marfiosa essa!
Verdade o Brasil lidera o ranking 5,2L de veneno anualmente, consumido em alimentos por habitante.
Criminosos. O fazem os órgãos fiscalizadores ?
Isso é grave, não podemos deixar de observar e correr atrás do prejuízo, da melhoria. Mas precisamos ter cuidado com certas notícias que nos levam a achar bom a privatização da empresa e que solucionará o problema!!