Edvaldo: “Sou quem mais tem a perder”
13 de março de 2022
Alessandro Vieira desiste de concorrer à Presidência
14 de março de 2022
Exibir tudo

Preço do nosso pãozinho será reajustado por causa da guerra

O pão nosso de cada dia vai ficar ainda mais caro

O consumidor já começará a sentir os efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia no preço do café da manhã nos próximos dias. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o quilo do pão deve ser reajustado entre 20% e 25%. Isso deve ocorrer quando as indústrias comprarem as novas safras.

A Abimapi informa que a disparada da cotação do trigo começa a ser sentida pelos fabricantes nas negociações com os fornecedores, mas ainda existe a entrega de farinha compromissadas em contratos antigos. Segundo o economista e professor Gilberto Braga, os consumidores já estão sofrendo os efeitos da guerra em relação ao preço dos itens relacionados ao trigo. “Embora ainda não tenha sido capturado nos indicadores de pesquisa oficiais, o consumidor percebe um aumento de, aproximadamente, 20% a 25% no preço do pão nas padarias e supermercados”, revela o estudioso.

A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo e tem sido afetado economicamente pelo conflito com a Ucrânia, afirma a Abimapi. Juntos, os dois países respondem por cerca de 30% das exportações mundiais de trigo. O Brasil produz menos da metade do trigo consumido e precisa importar grandes quantidades do grão de países como a Argentina, Canadá e os Estados Unidos. O aumento do preço do trigo, para a Associação, impacta diretamente os valores de produção para os fabricantes de produtos como biscoitos, massas e bolos.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *