O presidente do PT em Sergipe, deputado federal João Daniel, falou, neste sábado (19), sobre decisão da Justiça Eleitoral de cassar o mandato do deputado federal de Valdevan Noventa (PL) e de este ser substituído por Márcio Macedo (PT). Nesta sexta-feira (18), com base no recalculo dos votos, o TRE concluiu que o substituto do ex-parlamentar é o petista. “Em sendo esta a decisão judicial, podemos afirmar que o companheiro Márcio fará um grande mandato na Câmara Federal”, disse o dirigente petista. João Daniel fez questão de ressaltar que o PT tem “uma boa relação e respeitamos Valdevan Noventa”.
Segundo o presidente do PT, Márcio Macedo tem muita experiência, pois já foi deputado federal, secretário de Estado e é um dos vices nacional do PT”. Daniel lembrou que, com a posse do petista, a legenda passará a contar com três parlamentares federais: ele, Macedo e o senador Rogério Carvalho. “Temos certeza que Márcio fará um excelente mandato, para fortalecer ainda mais o grande projeto nacional de eleger o presidente Lula (PT), e trabalhar a pré-candidatura de Rogério para o governo de Sergipe, Também trabalharemos para eleger grandes bancadas federal e estadual, visando ajudar Lula a governar o Brasil e oferecer a Rogério uma boa base parlamentar na Assembleia.
A cassação de Noventa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na última quinta-feira (17) a cassação do mandato e a inelegibilidade do deputado federal Valdevan Noventa (PL), por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018. O Plenário do TSE ratificou decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, que condenou o parlamentar pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada.
Com a decisão, ficou determinada a retotalização dos votos para o cargo de deputado federal em Sergipe, considerando nulos os votos atribuídos a José Valdevan. Após promover a recontagem dos votos, deixando de fora os do parlamentar cassado, o TRE concluiu que o mandato deve ser ocupado pelo petista Márcio Macedo, votado por 49.055 eleitores nas eleições de 2018.