Por Adiberto de Souza *
Ainda deve demorar algum tempo para os partidos definirem com quais chapas vão às eleições deste ano. Tanto governistas quanto oposicionistas não demonstram pressa em concluir a composição para a disputa majoritária. A situação ainda discute possíveis candidatos a senador e a vice na chapa encabeçada pelo pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD). Para a disputa senatorial está praticamente definido que o postulante será o deputado federal Laércio Oliveira (PP), porém a vaga de vice tem alguns pretendentes, mas nenhum favorito. O senador e pré-candidato ao governo Rogério Carvalho parece não ter pressa para escolher com quem subirá no palanque petista. Alessandro Vieira (PSDB) é outro pré-candidato ao Executivo que também está com vagas abertas para a disputar o Senado e a vice. Pelo andar da carruagem, essas composições só acontecerão mais próximo das convenções. Até lá, muita gente sem expressão política tentará ser indicada pelos partidos para compor as chapas majoritárias.
Festival de promessas
Marqueteiros gabaritados já trabalham nas vistosas promessas com as quais vestirão os candidatos a governador de Sergipe. A depender das “viagens” dos profissionais de marketing, de janeiro de 2023 em diante, o estado terá uma ambulância do Samu em cada esquina, filas de médicos disputando pacientes e os marginais vão se mudar para outros estados. Os candidatos e seus marqueteiros só não vão dizer de onde virão os recursos para transformar Sergipe num verdadeiro paraíso. Misericórdia!
Partidos inúteis
O que não falta no Brasil é partido político. Entre os 33 registrados na Justiça Eleitoral, muitos são totalmente desconhecidos do grande público e parte deles funciona como legenda de aluguel, verdadeiros biombos de malandragem. Na verdade, seus “donos” estão preocupados é com as eleições deste ano, já calculando como vão gastar os xibilhões dos fundos partidário e eleitoral. Aliás, é de olho nessa fortuna, custeada pelo contribuinte, que mais de 70 novos partidos aguardam registro na Justiça Eleitoral. Home vôte!
Balaios de gatos
A falta de ideologia e as mudanças na regra eleitoral colocaram no mesmo balaio políticos das mais diversas tendências. Foi-se o tempo em que o suplicante filiado a um partido não passava nem pela porta do adversário. Era assim com a turma da UDN e do PSD. Hoje, a maioria dos políticos está mais preocupada em se eleger, não importando se, para tanto, tenha que mudar o discurso. Esse negócio de “ideologia, eu quero uma pra viver”, caiu em desuso, ficou restrito à música do imortal Cazuza. Marminino!
Novo sergipano
A Assembleia homenageou o jornalista Sales Neto com o título de Cidadão Sergipano, conferido por indicação do então deputado estadual João Daniel (PT). Secretário do Turismo de Sergipe, o novo sergipano nasceu em João Pessoa, residiu em São Paulo até os 19 anos e se transferiu para Sergipe, onde estudou, se formou, constituiu família e amigos: “O meu coração já se considerava filho de Sergipe, mas agora eu posso dizer, com todas as letras, que sou sergipano”, discursou Sales, ao agradecer a homenagem. Parabéns, amigo!
Nova ponte
Uma das bandeiras defendidas pelo deputado estadual Adailton Martins (PSD) é a construção de uma nova ponte ligado Aracaju à Barra dos Coqueiros, reduto eleitoral do distinto. O parlamentar já solicitou ao governo que contrate um estudo de viabilidade sobre a obra: “Ela é necessária, pois diante dos vários empreendimentos que estão chegando à Barra, em breve o trânsito na ponte Construtor João Alves ficará inviável”, explica Martins. É vero!
TCE político
Três dos sete conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe acompanham com interesse a composição das chapas para as eleições deste ano. É que eles têm interesse em manter os parentes no Parlamento. A conselheira Angélica Guimarães quer eleger o sobrinho Neto Guimarães (UB) deputado estadual. Já Ulices Andrade e Luiz Augusto Ribeiro sonham em reeleger os filhotes Jeferson para a Assembleia e Gustinho para a Câmara Federal. E olha que o TCE jura ser um órgão eminentemente técnico. Já pensou se fosse político? Crendeuspai!
Desigualdade
O percentual de crianças negras de 7 a 14 anos que estão mais de dois anos atrasadas na escola é o dobro do registrado entre as brancas. Enquanto 16,7% dos alunos negros estão nessa situação, entre os brancos o índice é apenas 8%. Os dados do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade reforçam a tese de que as desigualdades entre negros e brancos se repetem no ambiente escolar. Coisas do Brasil!
Candidatos em excesso
Com uma população de aproximadamente 70 mil habitantes e um eleitorado de quase 50 mil, Estância (a 67 km de Aracaju) tem até o momento sete pré-candidatos a deputado estadual nas eleições deste ano. Estão confirmados para a disputa que, promete ser acirrada, Marcio Souza (PSOL) , Adriana Leite (Pode), Misael Dantas (UB), Zé Nelson (PSB), Dudu (PT), Suely Barreto (Cidadania) e Magno de Jesus (DC). Esta informação é do blog Primeira Mão!
No estaleiro
O vereador aracajuano Sávio Neto de Vardo (PSC) se licenciou da Câmara por 25 dias para se submeter a um procedimento cirúrgico. A cirurgia ocorreu ontem e, segundo a sua assessoria, foi coroada de êxito. Pelas redes sociais, Sávio revelou que a operação se fazia necessário há um bom tempo. “Por conta do dia a dia e trabalhos na Câmara, precisei adiar”, explicou o vereador. Melhoras!
Anarriê
De um bebinho, num boteco da periferia de Aracaju: “Agora, que os partidos do Centrão mandam e desmandam no governo de Bolsonaro, é bem capaz que as quadrilhas invadam o Palácio da Alvorada no próximo São João”. Cruzes!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Gazeta do Povo, em 31 de março de 1928.
* É editor do Portal Destaquenotícias