A Usina de Xingó, localizada no município sergipano de Canindé do São Francisco, terá a sua vazão aumentada para 1.500 m³/s nesta sexta-feira (22). Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a partir do próximo sábado (23), o volume de água liberado pelas comportas será elevado para o patamar de 2.000 m³/s, devendo permanecer assim até nova reavaliação.
Os valores correspondem à defluência (água de saída) total dos reservatórios, podendo ser vertida e/ou turbinada, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.
A Chesf informou que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco e conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.
A Companhia ressalta fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido ainda em curso e a possibilidade de elevação das vazões, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia.