Desde a zero hora desta sexta-feira (22), o sergipano está pagando 16,46% a mais pela energia elétrica que consome. O exagerado reajuste foi concedido à Energisa Sergipe pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As novas tarifas da empresa, que atende cerca de e 825 mil unidades consumidoras no estado. São 16,46% de aumento a ser pago pelo consumidor residencial, e 16,24% na média para outras categorias.
Os itens que mais impactaram a correção foram os encargos setoriais, os custos de distribuição, a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário e os custos com aquisição de energia.
A tarifa vigente do consumidor B1 residencial convencional no estado de Sergipe, considerando-se o adicional de bandeira escassez hídrica de R$ 142,00/MWh, é de R$ 722,44/MWh. Com o atual reajuste, a nova tarifa residencial convencional passa a 677,99/MWh. Dessa forma, a combinação do reajuste tarifário que será aprovado hoje com o término da cobrança bandeira escassez hídrica resultará num impacto tarifário para o consumidor B1 residencial convencional de -6,15%.