Os vencedores do 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor serão conhecidos nesta sexta-feira (13), em solenidade marcada para às 17 horas e quando também acontecerá a entrega da premiação. A iniciativa visa reconhecer, valorizar e disseminar boas práticas das prefeituras no estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.
Este ano foram inscritas 35 propostas, representando 25 municípios. Destas, 30 foram classificadas e avaliadas por uma comissão formada por analistas do Sebrae, docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), representantes do Conselho Regional de Administração (CRA), Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), jornalistas e credenciados do Sebrae.
Oito categorias
O Prêmio conta com oito categorias: sala do empreendedor, desburocratização empreendedorismo na escola, governança regional e cooperação intermunicipal, compras governamentais, marketing territorial e setores econômicos, inovação e sustentabilidade e cidades empreendedora. Destas, apenas a categoria desburocratização não teve projetos classificados.
Os projetos têm como foco pequenos negócios formais ou em processo de formalização (microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, artesãos e produtores rurais), individuais ou organizados em consórcios e associações, podendo ser de qualquer setor e localizados em áreas urbanas e rurais.
Os vencedores das sete categorias representarão o estado na etapa nacional do Prêmio, que será realizada em Brasília no dia 28 de junho.
O Prêmio
O Prefeito Empreendedor é realizado desde 2001 e busca valorizar gestores públicos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos seus municípios.
Na sua última edição, em 2019, sete gestores municipais sergipanos conquistaram o Prêmio. Os prefeitos de Itabaianinha (Políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios), Campo do Brito (Pequenos Negócios no campo), Umbaúba (Inovação e Sustentabilidade), Nossa Senhora das Dores (Compras Governamentais), Cristinápolis (Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI), Amparo de São Francisco (Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico) e Tobias Barreto (Desburocratização) representaram o estado na etapa nacional da disputa.
Fonte: Sebrae/SE