Em Sergipe, nesta terça-feira (17), para inaugurar um trecho de duplicação da BR 101, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que “Nordeste é nosso”. O evento ocorreu na cidade ribeirinha de Propriá, onde o estado faz divisa com Alagoas, “Tenho a satisfação de saber que a população está cada vez mais se inteirando e conhecendo a política nacional. Demonstrando interesse pelo destino da nossa nação, se libertando da velha política brasileira”, discursou. O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), não compareceu ao evento.
Ao desembarcar em Aracaju, Jair Bolsonaro e comitiva pegaram um helicóptero e viajaram para o município ribeiro sergipano. O deputado federal Laércio Oliveira (PP) foi o anfitrião em Sergipe, tendo vindo no avião presidencial, no qual também estava o senador alagoano Fernando Collor de Mello (PTC). A solenidade aconteceu no pátio da Secretaria Estadual da Fazenda, localizado no quilômetro dois da rodovia federal, em Propriá.
A inauguração ocorreu justamente onde começam os 40 quilômetros da duplicação, que segue até o município de Japaratuba. Alegando ter um compromisso inadiável, previamente agendado, o governador Belivaldo Chagas agradeceu o convite e comunicou a sua ausência ao Palácio do Planalto. O gestor sergipano também solicitou ao deputado federal Laércio Oliveira (PP) para informar ao companheiro de viagem que tinha grande prazer em recebê-lo em Sergipe.
Culpando a guerra
No discurso, o presidente se dirigiu aos policiais rodoviários federais – “que está nos acompanhando neste momento” – por não ter atendido a reivindicação salarial da categoria. Bolsonaro disse lamentar a perda do poder aquisitivo da população, “por essas questões da política do ‘fica em casa e a economia a gente vê depois’ e também por causa de uma guerra lá fora, mas estamos voltando à normalidade”, completou.
Imagem: Reprodução da TV Brasil