Além de toda cor e alegria dos festejos juninos já tão aguardadas, as comidas típicas desse período do ano também ganham destaque e são muito apreciadas. Entretanto, é preciso ter cuidado ao consumir esses alimentos. Essa orientação é de Vanessa Barreto, referência técnica de Nutrição da Secretaria da Saúde de Aracaju. Segundo ela, como a base do preparo da maioria das receitas utiliza ingredientes como milho, açúcar e leite de coco, a recomendação é fazer o consumo moderado.
“Nessa época do ano, há uma variedade de doces, bolos, pamonha e canjica, que são alimentos muito saborosos, mas que possuem uma carga calórica maior, quando comparada com a rotina alimentar diária, em qualquer outra época. E, além de evitar o consumo excessivo das comidas e bebidas típicas, é muito importante também estar atento ao modo de preparo e conservação desses itens, para evitar infecções intestinais”, orienta Vanessa.
Atenção redobrada
Ainda de acordo com a nutricionista, a atenção deve ser redobrada para aqueles que têm diabetes ou algum problema de saúde como hipercolesterolemia. Nestes casos, a orientação é substituir o açúcar por opções mais leves, como o adoçante.
“Os pratos típicos devem ser preparados no dia da festa, com todos os cuidados necessários no que se refere à higiene e qualidade dos ingredientes. Ficar atento à data de validade dos itens industrializados, o aspecto das frutas e demais ingredientes perecíveis também asseguram uma receita com qualidade e segurança alimentar. O consumo excessivo de álcool também não é recomendável”, salienta a nutricionista.
Fonte e foto: Secom/PMA