Aracaju será a primeira capital, do ciclo de 2022, a receber a Caravana do Esporte e das Artes. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, acontecerá no Estação Cidadania, no bairro Bugio, entre os dias 31 de maio a 2 de junho, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Ao longo da programação, serão realizadas oficinas, com aplicação de metodologia para formação continuada em esporte educacional, envolvendo 1.800 alunos e 100 professores da rede municipal de ensino.
Desempenhados pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes são de cunho educativo e levam aos municípios brasileiros metodologias como “Pedagogia do Esporte Educacional” e “Viva com a Arte”. Desde 2005, foram mais de 200 municípios atendidos, com participação voluntária de artistas e atletas convidados. As caravanas têm parcerias com a Disney e Unicef.
Na capital sergipana, o apoio da Prefeitura é feito por intermédio das secretarias municipais do Esporte e da Juventude (Sejesp) e da Educação (Semed), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), cedendo o espaço, transporte para os alunos e professores, bem como a alimentação e hidratação dos participantes, além de organização do trânsito nas imediações, e segurança.
Alunos participam de oficinas
Durante os dias de realização dos projetos, os alunos participarão de oficinas de teatro, de dança, atletismo, recreação, futebol, entre outras. Em paralelo às oficinas, professores passarão por formações para que possam prosseguir com os trabalhos nas escolas.
“É um evento que movimenta a comunidade. A cidade dá um novo olhar à questão da atividade esportiva e da arte para as crianças, abre-se horizonte, fomenta a mudança de paradigma. Através da recreação, não haverá disputa para ganhar medalha, por exemplo. As crianças irão se divertir, aprendendo a prática esportiva, a gostar de dançar, de cantar, de fazer alguma atividade artística e cultural”, declara o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen.
Segundo o secretário da Educação, Ricardo Melo, a caravana educativa já passou pelo município antes e seu retorno significa a materialização de uma parceria de sucesso. Além disto, suas ações reforçam os compromissos que já têm com os alunos da infância e juventude, a de desenvolver um cidadão pleno intelectualmente e capaz de se sensibilizar e consumir a arte e se preocupar com seu bem-estar.
Lugar de alegria
“O esporte traz a consciência de si, do seu corpo, como uma forma de comunicação, linguagem e saúde. Tanto o esporte, quanto as artes são elementos importantes para nos ajudar a combater, por exemplo, fenômenos que são muito caros, como a evasão escolar. A criança que pratica esportes e consome arte, entende que a escola é um lugar de desenvolvimento, um lugar de alegria e felicidade”, declara Ricardo.
A diretora-geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, jornalista Adriana Saldanha, ressalta que os projetos reforçam os laços de cooperação voltados para a educação, com arte e esporte.
“O projeto Caravana completa 17 anos de atuação em municípios de todo o Brasil. Aracaju está entre as cinco cidades que serão atendidas, em 2022. O Estado de Sergipe é um território comprometido com as causas educacionais para o desenvolvimento de crianças e jovens, uma inspiração e oportunidade para a aplicação de políticas públicas que sustentem uma vida mais igualitária numa perspectiva que conjuga educação e diversidade”, completa Adriana.
Confira a programação:
31/05 (terça-feira)
8h às 17h – Arena Caravana – atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h – Cursos de formação de professores – Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte
9h – solenidade oficial de abertura – na Tenda das Caravanas
15h – visita à Arena da cantora Lia Sophia – Tenda da música
18h – Seminário : Educação e neurodiversidade: desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas.
01/06 (quarta-feira)
8h às 17h – Arena Caravana – atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h – Cursos de formação de professores- Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte
10h – Colóquio com a Chef Adriana Saldanha – Cozinha nas escolas – sabores regionais e processos ambientalmente saudáveis (*Participação da cantora Lia Sophia)
18h – Seminário : Educação e neurodiversidade: desafios para a inclusão de crianças neuroatípicas.
02/06 (quinta-feira)
8h às 17h – Arena Caravana – atividades esportivas e artísticas para alunos do ensino fundamental
8h às 17h – Cursos de formação de professores – Pedagogia do Esporte Educacional Viva com Arte
17h30 – solenidade de encerramento da etapa Aracaju das Caravanas
Fotos: Célia Santos