Está marcada para às 19h desta terça-feira (31), a Missa de 7º Dia em sufrágio da alma de Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos de idade, barbaramente morto por policiais rodoviários federais na cidade de Umbaúba. O ato religioso vai acontecer na Igreja Matriz daquele município sergipano e deve ser prestigiado por familiares e amigos de Genivaldo.
A vítima morreu após ter sido espancado e colocado numa câmara de gás improvisada na mala de uma viatura da PRF. Segundo o laudo do Instituto Médico Legal de Sergipe, Genivaldo morreu por asfixia. Portador de esquizofrenia, o rapaz pilotava uma motocicleta sem portar capacete. Parado pelos policiais rodoviários federais, ficou nervoso e isso foi o bastante para toda a selvageria contra ele.
OAB protesta
O Conselho Federal e a Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgaram nota em que manifestam indignação pelo assassinato “praticado com fortes indícios de tortura”. Segundo a nota, a OAB atuará diretamente no caso para cobrar providências como a prisão cautelar dos envolvidos.
“A OAB Nacional e a OAB Sergipe requerem a adoção de medidas preventivas imediatas pela PRF, para evitar que situação semelhante volte a acontecer, e para garantir a prestação de assistência à família da vítima. As instituições lamentam o triste episódio, que não pode ser considerado isolado, pois o assassinato sistemático de pessoas negras é uma triste realidade de nosso país, que carece de ações específicas para ser superado”, finaliza nota.