A expectativa de compra dos consumidores para o Dia dos Namorados, a ser festejado no próximo 12 de junho, não é das melhores. Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 52,4% dos consumidores pretendem gastar menos agora do que em 2014, quando se registrou o pior Dia dos Namorados, com queda de 8,63% nas vendas a prazo em relação ao ano anterior. Desta vez, a previsão também é pessimista.
O valor médio esperado é de R$ 138 e 82% dos consumidores pretendem pagar à vista. Mais da metade daqueles que pretendem gastar menos justifica a cautela por razões de desemprego ou endividamento. O índice é mais representativo entre mulheres (37%) e nas classes C, D e E (31%). Mesmo entre os que acreditam que vão gastar mais, 31% disseram que o incremento na despesa se deve à inflação e ao preço mais alto dos produtos. Quase 80% dos consumidores acreditam que o valor do produto está mais alto que em 2014 e apenas 18,5% afirmaram que teve algum aumento de salário.