Tartaruga-verde deixa de ser uma espécie ameaçada
11 de junho de 2022
Em seis horas choveu 96 milímetros em Aracaju
11 de junho de 2022
Exibir tudo

BNB fortalece parceria para financiar queijarias

O Serviço de Inspeção fornece selo de qualidade aos laticínios produzidos em Sergipe

O Banco do Nordeste atua para estimular o credenciamento oficial das queijarias localizadas no estado de Sergipe, com objetivo de melhorar a qualidade dos laticínios e a capacidade financeira dos pequenos fabricantes. Alguns deles já conquistaram a certificação de inspeção estadual, como é o caso da empresa Laticínios Fazenda Nova, que formalizou contrato com o BNB no valor de R$ 503 mil, em solenidade realizada na cidade de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano.

No dia anterior, gestores do Banco participaram de evento promovido pelo governo estadual com parceiros, no mesmo município. Na ocasião, foi lançada a edição anual do Programa Alimenta Brasil na modalidade leite (PAB Leite), do Governo Federal, e assinado o termo de adesão ao programa Garantia-Safra. O superintendente estadual César Santana, a gerente de negócios com Governo, Fabrícia Rosas, e o gerente da agência Nossa Senhora da Glória, Edson Batista de Góis, representaram o BNB.

Por meio do PAB Leite, 3.072 famílias do Alto Sertão Sergipano serão beneficiadas. O programa fortalece a cadeia produtiva pela geração de renda do agricultor familiar. Também viabiliza aumento do consumo, através da distribuição e abastecimento gratuitos de leite para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou estado de insegurança alimentar e nutricional. A empresa Natville, em parceria com prefeituras, irá distribuir 1,1 milhão de litros de leite a produtores beneficiários de seis municípios até maio de 2023.

Produção do famoso queijo coalho

No mesmo evento, foi reforçada a atuação de parceiros como o Banco do Nordeste para a certificação de pequenas fábricas de leite em Sergipe. Há nove meses, foi instituída a lei estadual do Serviço de Inspeção Agroindustrial, Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Estado de Sergipe (SIE/SE). O selo assegura a integridade dos laticínios e garante a certificação do estado junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sibi), formalizada há dois meses. A adesão ao Sisbi possibilita comercialização em escala nacional.

Fazenda Nova

A empresa Laticínios Fazenda Nova assinou contrato de crédito com o Banco do Nordeste, no valor de R$ 503 mil. A assinatura foi feita em conjunto com a entrega do certificado de inspeção estadual, em solenidade no Boteco do Sertão, na Rodovia SE 230, em Nossa Senhora da Glória. Mais de 130 pessoas participaram do evento, entre autoridades, representantes do setor produtivo, queijeiros e produtores rurais.

A empresária Maria Joseane da Costa assinou o contrato, na presença do superintendente estadual do BNB, César Santana. O crédito é destinado à instalação da fábrica de laticínios. O gerente executivo da área rural, Erison Viana, além do gerente Edson Batista de Góis, da gerente de relacionamento Caroline Marques de Almeida e do agente de desenvolvimento Ernesto Nunes dos Reis, da agência Nossa Senhora da Glória, também participaram do evento.

“O crédito para a cadeia produtiva de leite é importante para desenvolver uma das potencialidades do estado de Sergipe, que passou a se organizar melhor graças à parceria dos atores públicos e empresariais. O Banco do Nordeste é uma dessas forças, que atua na articulação e na concessão de crédito, para levar renda e inclusão produtiva às famílias e empresas produtoras e beneficiadoras de leite”, disse o superintendente estadual do Banco do Nordeste, César Santana.

Produção de leite

Segundo dados do IBGE e do Ministério da Agricultura, Sergipe é o 6º maior produtor nacional de leite por vaca. Metade da produção diária de mais de 1 milhão de litros é processada em dez agroindústrias, outra metade em cerca de 200 fabriquetas informais processadoras de leite cru, sem nenhuma inspeção oficial.

Fonte e foto: Ascom/BNB

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *