Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a área de Turismo é a segunda a gerar mais empregos formais em Sergipe nos últimos 12 meses, ficando atrás, apenas, da construção civil. Ao todo, foram 1.073 empregos distribuídos em 52 segmentos. Impulsionados pala alta do dólar, turistas investem em viagens nacionais durante o tempo livre e, em meio aos destinos procurados, Sergipe se configura como atrativo por oferecer diversas vantagens, dentre elas, aumento do número de voos para o Estado, novas rodovias e pontes que facilitam o acesso a capital e municípios do interior.
“Pesquisa do Ministério do Turismo diz que 75% das pessoas que iriam para o exterior estão viajando pelo Brasil. E desse percentual, 48% estão escolhendo o Nordeste como destino. Aliado a isso, o Governo do Estado tem feito política incisiva de promoção do destino Sergipe. Neste mês de outubro, por exemplo, estamos fazendo divulgação com uma operadora de turismo nos nove estados do país que mais enviam turistas para Sergipe, e ainda ações de capacitação de agentes de viagem e participação em feiras, ou seja, ações para tentar consolidar Sergipe como destino turístico. E isso tem surtido efeito”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Adilson Júnior.
A preferência por Sergipe foi confirmada pelo turismólogo Genilson Aragão, que atua na área. Ele conta que nos últimos 10 anos o segmento no estado teve crescimento anual entre 10% e 12%. Além disso, segundo estudos efetuados pelo profissional desde a década de 60, Sergipe é um dos estados mais atrativos do Nordeste e tem conquistado novos espaços no mercado. Ele conta que a alta do dólar é responsável pelo investimento na área de turismo doméstico e que, nos meses de setembro e outubro, época de baixa estação, a expectativa de chegada de turistas foi superada.
“Houve boom de hotelaria em Xingó e região. O número subiu de 300 leitos para 1.500. Além disso, hoje em dia embarcamos 500 pessoas no passeio dos Cânions de Xingó. Normalmente eram 300 visitantes. Para a Crôa do Goré costumávamos levar menos de 40 pessoas durante a semana e agora a média é de 120 passageiros. Nos próximos dois anos o turismo deve aumentar, no mínimo, 20%. E o Governo do Estado ajuda muito no relacionamento com operadoras de turismo. Sergipe está trabalhando em infraestrutura e vendendo o destino”, comentou o turismólogo.
Com ocupação de 100% na rede hoteleira nos últimos três feriados, a tendência é que Sergipe terá lotação máxima no próximo final de semana prolongado, segundo informa o secretário de Turismo. Maitre de um dos restaurantes de Aracaju, Raimundo Lopes ratifica a previsão do aumento do número de turistas. “Acho que, de dois meses para cá, já houve aumento de 40% de turistas. Para o fim do ano deve ter aumento entre 40% e 70%. Isso porque Sergipe tem bons atrativos, várias opções de passeio, a população é bem receptiva, há boas comidas, como o caranguejo, e ainda artesanato e cultura”, disse.
Investimentos
Para recepcionar os turistas, promover conforto nos deslocamentos de sergipanos e visitantes e proporcionar novos pontos de passeio, o Governo do Estado investe em obras no segmento de Turismo. Com o objetivo de ampliar o número de voos para o estado, foi concedido um desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene da aviação. Já em vigor, a medida proporciona ainda mais oferta de assentos e diminuição nos preços das passagens aéreas.
Vale ressaltar que obras em parceria com a Infraero no complexo aeroportuário proporcionam a construção do novo terminal de passageiros, ampliação da pista de pouso e decolagem e o desmonte do morro da Piçarreira. Juntas, as obras somam mais de R$ 415 milhões. Aliado a isso, a inauguração da primeira etapa do sistema viário do entorno do Aeroporto Santa Maria promove a interligação da região com a zona de expansão.
“O aumento dos voos e as novas estradas vão estimular muito o crescimento. Com relação às pontes Gilberto Amado e Joel Silveira, estas foram fundamentais para a vinda de baianos para cá. Grande parcela da ocupação hoteleira aqui é proveniente da Bahia e há aumento do estímulo para que eles venham. A distância de lá para cá diminuiu 70 km, a estrada tem uma vista bonita, a beira mar. Os benefícios são imensuráveis. Além disso, quando estiver pronta a rodovia do litoral norte, o turismo vai alavancar muito e virão turistas de Pernambuco e Alagoas”, destacou Genilson Aragão.
Em construção, as orlas de Laranjeiras, no centro histórico, e Canindé do São Francisco, na Prainha, incrementam os investimentos do Governo do Estado no interior, com o objetivo de incentivar o turismo em todo Sergipe. Neste último município, a ordem de serviço foi assinada no último dia 15, e vai proporcionar a geração de empregos e renda na região.
“Esse é mais um compromisso assumido pelo governador Jackson Barreto. É uma orla que vai ajudar a desenvolver o turismo na região e, em especial, Canindé do São Francisco. A natureza já se encarregou de deixar aqui bonito. A gente só vai dar mais um toque para que fique ainda melhor”, destacou Belivaldo Chagas durante a assinatura de ordem de serviço, acrescentando que a ideia é atrair cada vez mais turistas e estimular a estadia deles na região sertaneja.
“Tenho observado e acompanhado a obra de construção da orla em Canindé, e já estão montando o canteiro de obras. A Prainha já é atrativa, tem demanda grande do turismo doméstico e agora vai proporcionar mais conforto. A partir de agora, com roupagem mais moderna , confortável e acessível, os turistas vão frequentar assim como os moradores. A Prainha não tinha infraestrutura e não costumava ser um ponto de visitação de pessoas de fora, mas agora o turista vai ter vontade de parar por lá”, afirmou o turismólogo.
Moradora da região, a guia de turismo Roseilde Gonçalves é uma das que conseguiu emprego em 2015 na área de turismo. Ela conta que, apesar da crise, não é difícil arranjar trabalho no segmento e que o turismo vem crescendo cada vez mais. Reflexo dos investimentos em infraestrutura e divulgação do destino sergipano, a chegada de turistas, principalmente de fora do país, é ressaltada pela profissional. “Eles comentam que aqui é bonito, que o estado está se desenvolvendo e elogiam Sergipe, observando que aqui investe bem mais em turismo”, acrescentou.
A reforma do Centro de Convenções (CIC), pleito do trade turístico, vai incrementar o turismo de negócios e eventos no estado. Com previsão de entrega em fevereiro de 2017, o local é importante para a realização de ações de grande porte, como feiras, simpósios e congressos, segundo informa o assessor econômico do governo, professor Ricardo Lacerda. “Será um desenvolvimento significativo para a economia local, visto que o turista que visita o estado para participar desses eventos gasta cerca de 125% a mais do que um de lazer”, complementou o secretário Adilson Junior.
Crescimento
Com o crescimento do turismo, 52 segmentos da economia são impulsionados, a exemplo de bares e cooperativas de táxi. De acordo com o professor Ricardo Lacerda, Sergipe registra ampliação do número de rede de restaurantes e hotéis de rede nacional e de fora do país. Apesar da ampliação, ele afirma que ainda há espaço para chegada de hospedagens de grande porte.
“Sergipe tem estrutura para receber os turistas. Alguns clientes sempre elogiam o serviço dos hotéis e se dizem satisfeitos. E acredito que, no quesito restaurante, Sergipe está bem abastecido também”, pontuou Daniela Santos, funcionária de uma cooperativa de táxi.
A reforma da Arena Batistão, através R$ 25.964.934,01, também alavanca o turismo, seja por atrair torcedores que vêm ao estado para assistir a eventos esportivos, como fãs que acompanham a realização de apresentações artísticas. “No show de Roberto Carlos no último dia 17, por exemplo, a rede hoteleira teve boa ocupação”, relatou Ricardo Lacerda.
Os investimentos no segmento turístico acabam levantando a necessidade de capacitação profissional. De acordo com o secretário Adilson Júnior, o Estado promove cursos de Inglês, Espanhol e aperfeiçoamento de turismo em 13 municípios, além de aulas de aprimoramento e língua estrangeira para todos os guias. As iniciativas são fruto de uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo com o Senac, com recursos do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
“Temos tentado demonstrar à população a importância das ações no turismo, principalmente nesse momento que o país passa por dificuldade econômica. Uma das formas de você gerar emprego e renda com mais rapidez é investindo em turismo”, finalizou Adilson Júnior.
Fonte e foto: Ascom/Governo de Sergipe