O município de Laranjeiras, a 22 km de Aracaju, está realizando neste domingo a festa do Cacumbi do Mestre Deca. Além do 9° Encontro sobre esta manifestação cultural, agendado para o Centro de tradições, acontece o cortejo de grupos folclóricos pelo centro histórico da cidade. Este será o primeiro ano que o evento acontece sem a presença do Mestre Deca, que morreu no mês passado, vítima da Covid-19.
Produzido pela Associação dos Brincantes do Cacumbi Mestre Deca,a festa é uma celebração da cultura popular, que se mantém viva em Laranjeiras e em muitas cidades sergipanas. Segundo o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT), o Encontro do Cacumbi “é cultura, tradição e turismo. É sempre uma alegria celebrar a arte feita pelo povo que atravessa gerações”, frisou. O parlamentar tem razão: o evento atrai para Laranjeiras turistas de outras cidades sergipanas e de outros estados.
O Cacumbi é uma dança que remete à luta entre um rei negro e um chefe caboclo, sempre vencida pelo rei. O grupo é constituído apenas por homens, que se apresentam com o objetivo de louvar São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Eles vestem calça branca e camisa amarela e usam um chapéu decorado com fitas coloridas e espelhos. Em ritmo de batuque marcado pelo tambor acompanhado do corror, da onça, do ganzá, do pandeiro, do reco-reco e do tamborim, os brincantes (mestre, contra-mestre, dançadores e cantadores) se abaixam e se levantam, cruzando as pernas.
Foto: Fabiana Costa