Deputados tentam retardar processo das subvenções
30 de outubro de 2015
Leis foram feitas para pegar pobre
30 de outubro de 2015
Exibir tudo

Fapise diz que não existe crise na apicultura sergipana

José Ivanilson (e) diz que mercado local compra todo o mel produzido em Sergipe

Apesar da economia no Brasil passar por um momento mais delicado, a crise não atingiu o mercado apícola sergipano, é o que afirma o presidente da Federação Apícola de Sergipe (Fapise), José Ivanilson Tavares. “Todo o mel produzido é vendido, na verdade falta mel para ser fornecido ao mercado. A crise não atingiu a apicultura em Sergipe, queria ter mais mel para vender”, destaca Ivanilson.

O mel produzido no Estado é vendido no varejo e para oito municípios sergipanos que utilizam na merenda escolar. Mas, o mais forte é a venda no atacado, mel a granel, que atende as demandas das cooperativas da Bahia.

Fundada em 2005, a Fapise é formada por 23 associações apícolas filiadas e uma cooperativa. “Temos uma média de 1500 apicultores na atividade no Estado, que produzem aproximadamente 350 toneladas num período de um ano”, explica o presidente da Federação Apícola.

Pasto apícola

Segundo Ivanilson, no inverno a produção apícola é menor, pois é a baixa temporada. “O excesso de chuva prejudica a florada, diminuindo o pasto apícola. Já no verão, de novembro a fevereiro, é alta temporada, com muita flora e um pasto apícola com uma grande diversidade”, orienta.

Para José Ivanilson, um pasto apícola excelente é o de laranja. “Quem tem colmeias numa área de produção de laranja, o mel fica com uma tonalidade mais clara, com maior valor no mercado, chama-se mel de mesa. Cor, sabor e cheiro do mel dependem do pasto e do tipo de florada”, diz. Vale destacar que o mel mais escuro é ainda mais nutritivo, pois tem uma concentração maior de ferro na composição.

Parceria

A Federação Apícola de Sergipe possui parceiros fundamentais que apoiam a instituição. “Toda a capacitação no segmento de apicultura em Sergipe tem a parceria do Sebrae desde 2001. E o treinamento, saber manusear o apiário da melhor forma possível, é fundamental para o sucesso do empreendimento apícola”, alerta. Também são parceiros da Fapise o Senar, Emdagro e Governo do Estado.

 Fonte e foto: Sebrae

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *