Com o objetivo de tornar Aracaju uma cidade mais verde e sustentável, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realiza um trabalho de produção de mudas que vai desde a coleta de sementes até o plantio de árvores para ornamentação e arborização da cidade, além da doação de mudas para a população. Todo o processo é planejado pelo Horto Municipal, localizado dentro do Parque da Sementeira e gerido pelo órgão ambiental.
De acordo com o secretário Municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, recentemente, a Prefeitura realizou a expansão da capacidade de produção do Horto, com a construção de uma nova estufa, aumentando de maneira substancial a produção de mudas. “O foco, nos últimos anos, tem sido melhorar a capacidade de arborização e o tipo de árvores que estamos plantando. Essa estrutura que ampliamos tem permitido aumentar essa capacidade, melhorando não apenas o quantitativo, mas a qualidade das mudas, propiciando uma condição melhor de arborização”, explica Alan.
Mais de 20 espécies de árvores e plantas são produzidas no Horto, diariamente, a exemplo de cajueiro, angelim, aroeira da praia, mangabeira, entre tantas outras. Elas chegam quando ainda são sementes e lá são cultivadas até que atinjam o tamanho e as condições ideais para serem plantadas na cidade.
Só neste ano, de janeiro a julho, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já realizou o plantio de mais de 1.600 mudas florestais, e outras 1.931 espécies florestais, medicinais e ornamentais foram doadas à população aracajuana.
Doação
Para a população, são disponibilizadas espécies arbóreas florestais, além das ervas medicinais. Além das doações durante as ações do Carro da Árvore, realizadas pela Sema, em Aracaju, a população também pode retirar as espécies diretamente no Horto. Segundo o coordenador, há uma exigência de que a muda seja plantada dentro do perímetro aracajuano, portanto, a doação só pode ser destinada aos cidadãos aracajuanos que residem na cidade.
Fonte e foto: Secom/PMA