Aracaju será a sede dos Jogos da Juventude 2022, que serão abertos oficialmente na próxima quinta-feira (2), no Centro de Convenções de Sergipe. A estimativa é que, durante os dias de evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Sergipe receba 4.180 atletas de 1.856 escolas, com delegações de todos os estados e do Distrito Federal. Com árbitros, equipes técnicas, comitês, voluntários e outros profissionais, esse número chega a 6 mil pessoas envolvidas, resultando em uma movimentação turística de cerca de 34 mil diárias de hospedagem ao longo dos 15 dias dos Jogos.
Segundo o governador Belivaldo Chahgas (PSD), sediar os Jogos da Juventude é mais um motivo de orgulho para o governo do Estado. “É motivo de alegria ver tantas pessoas envolvidas e preocupadas e digo que, enquanto governo, estamos à disposição de toda a equipe, do Comitê, para que o evento seja um sucesso. No mais, desejo boas-vindas aos atletas e a todos que estarão envolvidos neste grande evento esportivo”, afirmou.
Ao todo, serão 14 instalações esportivas utilizadas, como o Parque Aquático Zé Peixe e a Quadra do Geraldão, por exemplo, além do Centro de Convenções, que será o coração dos Jogos da Juventude durante dos dias de evento. Além de algumas modalidades esportivas, o espaço vai receber também o Centro de Convivências, um grande refeitório, o Palco Principal das premiações, o Laboratório Olímpico, dentre outros espaços.
“Estamos em fase final de preparação, nos últimos ajustes de montagem deste, que pode ser considerado o maior evento esportivo que temos no Brasil voltado à essa faixa etária. Quero agradecer ao Governo do Estado, à Superintendência de Esportes, por todo apoio ao evento. Foi com alegria que recebemos a comitiva do Governo aqui para conferir a montagem do nosso evento”, destacou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB.
Foto: Arthuro Paganini