O Boticário relança a sua Promoção Me Completa
1 de setembro de 2022
Petrobras reduz preço de gasolina
1 de setembro de 2022
Exibir tudo

Eleições para o governo de Sergipe estão indefinidas

Por Adiberto de Souza *

Faltando praticamente um mês para as eleições, ainda é impossível dizer quem será eleito governador de Sergipe. Essa indecisão é resultado do imbróglio jurídico em que se transformou a candidatura majoritária do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) que, mesmo inelegível, lidera todas as pesquisas de intenção de votos. Como enquanto há vida, há esperança, a sucessão estadual só tomará um rumo quando a Justiça der a palavra final sobre o itabaianense. Caso ele consiga se manter na disputa será um concorrente quase imbatível, porém se for excluído do embate, como tudo faz acreditar, embola o meio de campo. Quem mais se beneficiará com os possíveis votos de Francisquinho? A resposta a essa pergunta pode significar o nome do futuro governador de Sergipe, pois os postulantes Rogério Carvalho (PT), Fábio Mitidieri (PSD) e Alessandro Vieira – não necessariamente nesta ordem – estão quase emparelhados. Portanto, para não perder dinheiro, evite apostar sobre a sucessão estadual enquanto não forem julgados os embargos de declaração, com efeitos infringentes, impetrados pela defesa do ex-prefeito. Marminino!

Elite marginal

O candidato a governador de Sergipe, Alessandro Vieira (PSDB), garante que, em sendo eleito, vai jogar duro com a bandidagem, independente de classe social. Delegado de polícia por formação, o ilustre promete investir em tecnologia para a Segurança Pública e estimular a prevenção, visando evitar que o crime ocorra. Vieira também pretende colocar em prática um programa de proteção da sociedade e de retreinamento dos policiais. Alessandro denunciou a existência de uma determinada elite que não quer ver a polícia funcionando, pois teme que ela chegue aos delitos praticados pela própria elite. Homo vôte!

Mulher de menos

 Dos nove candidatos ao governo de Sergipe, oito são homens, o que significa que a representação feminina é de apenas 11,1%. Na disputa para o Senado a situação é semelhante: Sete homens e uma mulher concorrem à única vaga. Portanto, se a cota dos 30% imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral valesse nessas duas disputas, o estado não cumpriria a regra. Mas Sergipe não é uma exceção: em todo o país, das 229 candidaturas ao Senado, apenas 52 (22,7%) são femininas. Para os governos estaduais foram registradas 222 postulantes, sendo que só 39 (17,56%) são mulheres. Creindeuspai!

Reviravolta na Fecomércio

Alegando que houve irregularidade na disputa, o juiz Ariel Salete de Moraes Junior, da 20ª Região do Tribunal Regional do Trabalho, anulou a eleição da Federação Comércio do Estado do Estado de Sergipe (Fecomércio). Também determinou a realização de uma nova eleição para o comando da entidade. Pela decisão, a Fecomércio passa a ser gerida por seu Conselho de Representantes, a quem cabe marcar o novo pleito. O presidente da entidade, Marcos Andrade, informou que todas as exigências estatutárias foram cumpridas, “tendo o processo eleitoral sido conduzido de forma ética, clara e transparente”. O empresário anunciou ainda que recorrerá contra a decisão judicial. Ah, bom!

Vaquinha virtual

Sem direito aos bilhões do Fundo Partidário, o candidato a governador de Sergipe, professor Aroldo Felix (UP), está realizando uma vaquinha virtual visando conseguir recursos para tocar a campanha. O distinto informou que o partido dele só tem direito a 0,02% do Fundo Eleitoral, insuficientes para bancar as despesas com todos os candidatos por este país afora. Felix se apresenta como o postulante capaz “de renovar a política de Sergipe e defender um programa de governo verdadeiramente popular: doe e ajude a nossa campanha chegar a mais pessoas”, apela o professor. Então, tá!

Os heróis do capitão

Uma rápida espiada nas fichas policiais dos heróis do presidente Jair Bolsonaro (PL) deixa claro que as Forças Armadas terão muito trabalho para conter os rompantes ditatoriais de seu infante. A lista dos covardes adorados pelo ainda presidente inclui ditadores como o paraguaio Alfredo Stroessner, o peruano Alberto Fujimori e o chileno Augusto Pinochet. Sem contar um verdadeiro exército de milicianos. Como se vê, as Forças Armadas vão cortar um dobrado para impedir que a democracia não seja covardemente golpeada pelo soldadinho de chumbo encastelado no Palácio do Planalto. Vade retro Satanás!

Desigualdade

O percentual de crianças negras de 7 a 14 anos que estão mais de dois anos atrasadas na escola é o dobro do registrado entre as brancas. Enquanto 16,7% dos alunos negros estão nessa situação, entre os brancos o índice é apenas 8%. Os dados do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade reforçam a tese de que as desigualdades entre negros e brancos se repetem no ambiente escolar. Coisas do Brasil!

Visita do “Barba”

O presidenciável Lula da Silva (PT) demostrou o interesse de participar em Sergipe de um ato público. Esta informação é do presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, para quem seria interessante que o “Barba” participasse de dois eventos, um em Aracaju e outro no interior do estado, em município ainda a ser avaliado. Os demais candidatos e candidatas à Presidência da República ainda não agendaram visitas a Sergipe durante a campanha eleitoral em curso. Aff Maria!

Óleo derramado

A vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino (PT), participou em Aracaju do ato público em memória ao terceiro ano do derramamento de petróleo no litoral brasileiro. Até hoje, o governo federal não puniu ninguém por este crime ambiental contra as fauna e flora marítimas. Candidata a deputada federal, Eliane lembra que a cadeia produtiva da pesca também foi seriamente afetada pelo grande volume de óleo derramado nas praias nordestinas. “Cerca de 300 mil famílias foram atingidas e, muitas, continuam sem amparo”, discursa Eliane. Cruz, credo!

Não largam o osso

Nesta campanha eleitoral o cidadão tem se encontrado com políticos rejeitados em pleitos anteriores e que tentam agora retornar ao Parlamento. Tal qual um viciado em drogas, a maioria dos políticos não consegue viver sem mandato, embora muitos passem o resto da vida tentando sem sucesso se eleger. Portanto, qualquer hora dessa, você vai receber “santinhos” de velhos conhecidos. Estes suplicantes andam por aí fazendo promessas vazias em troca de votos. Caberá ao eleitor definir se estes derrotados em eleições passadas merecem uma chance ou simplesmente serem rejeitados outra vez. Danôsse!

Levaram o sino da Igreja

A marginalidade não perdoa nem as casas de orações. Exemplo desse desrespeito foi dado em Aracaju, onde vagabundos arrombaram a Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada na zona sul da cidade. Após violarem o sacrário – local de guardar as hóstias – e não encontrarem nada que os interessasse, os safados levaram o sino, certamente para vender como ferro velho. Diante do ocorrido, o reverendo agendou uma missa para esta quinta-feira, visando fazer um desagravo ao Santíssimo Sacramento. Em meados do mês passado, criminosos também arrombaram a Igreja São Pio X, situada na zona Norte de Aracaju. Só Jesus na causa!

Sabatina na OAB

A seccional sergipana da OAB realizará uma sabatina com os candidatos ao governo de Sergipe. O objetivo é aproximar os concorrentes da advocacia e da sociedade com a discussão de temas variados. O bate-papo dos postulantes a governador com os causídicos está agendado para às 18 horas da próxima segunda-feira, cabendo a mediação ao presidente da Ordem, Danniel Alves Costa. O público-alvo da sabatina são os advogados e advogadas, mas o evento será aberto ao público em geral e à imprensa. Prestigie!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 24 de dezembro de 1918.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *