A covid-19 segue infectando as pessoas em Sergipe, porém o número de óbitos tem reduzido drasticamente. Nos últimos oito dias, apenas duas pessoas morreram vítimas da doença. Uma morte ocorreu na segunda-feira (29) da semana passada, sendo a vítima um homem, 78 anos, residente em Santa Rosa de Lima e portador de hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e ex-tabagista. A outra doente faleceu no último sábado (3). Era uma mulher, 81 anos, moradora de Aracaju e portadora de hipertensão, doença renal crônica, estando acamada. Nestes oito dias, foram registrados no estado 201 casos da covid-19.
A Secretaria da Saúde de Sergipe tem alertado para a baixa adesão do público adulto (18 a 59 anos) à quarta dose – ou segunda dose de reforço – da vacina contra a covid-19. De acordo com um levantamento feito pela pasta, apenas 6,89% deste grupo aderiu à vacinação, um percentual considerado muito baixo. O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria, Marco Aurélio Goes, orientou que as pessoas se imunizem com maior agilidade possível.
Segundo o médico, há uma necessidade de aumentar a cobertura vacinal do público de 18 a 59 anos de idade, pois o reforço é necessário para manter a população imunizada. “Temos uma queda tanto de pessoas que tomaram a primeira dose e não retornaram para a segunda dose, como uma queda ainda mais visível quando observamos os reforços. É fundamental que as pessoas entendam que estamos em um momento de queda do número de casos, mas o vírus ainda circula. Logo, é fundamental que as pessoas estejam vacinadas antes de uma possível nova onda, para que estejam protegidas”, reforçou o infectologista Marco Aurélio.
Foto: Secom/PMA