A Prefeitura de Aracaju colocou uma força tarefa para remover as manchas de óleo nas praias da capital sergipana. A ação, que também recebe apoio de trabalhadores de uma empresa terceirizada da Petrobras, visa minimizar os impactos ambientais e prejuízos na qualidade das praias, garantindo, assim, a segurança, tanto de banhistas quanto de espécies da fauna marinha.
Os trabalhos de varrição e recolhimento dos resíduos cobrem cerca de 25 quilômetros de faixa litorânea, partindo da praia dos Artistas, no bairro Coroa do Meio, até a região do Viral, no Mosqueiro. “É importante ressaltar que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) faz os devidos alinhamentos com os órgãos estaduais e federais, cabendo a gente o monitoramento nas faixas de areia”, esclarece o presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emsurb), Bruno Moraes.
Além do uso de equipamentos de segurança para garantir a máxima proteção durante a execução das atividades, os agentes de limpeza participaram, ainda, de um treinamento realizado junto à Sema, tendo como foco o correto manuseio da substância, evitando, assim, contato direto das manchas de óleo com a pele.
População alerta
Ao presenciar manchas de óleo em praias da capital, a Prefeitura de Aracaju recomenda que os banhistas mantenham distância dos resíduos e entrem em contato com a Ouvidoria da Sema, por meio dos telefones (79) 3225-4173 ou 98835-6961.
Fonte e foto: Secom/PMA