Por Adiberto de Souza *
A madeira comeu no centro entre os cabos eleitorais e simpatizantes dos candidatos a deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) e Áurea Ribeiro (Republicanos). Foi ontem à noite, quando os grupos das duas facções políticas se encontraram numa das ruas de Lagarto, município da região Centro-Sul de Sergipe. Depois de muito bate-boca, os eleitores partiram para o confronto, armados com os paus das bandeiras dos candidatos. E a madeira cantou até dizer chega, resultando em alguns feridos e muitas acusações de lado a lado. Ressalte-se que nem Ibrain nem Áurea estavam presentes à escaramuça política. Marminino!
De olho nos “santinhos”
O Ministério Público Eleitoral em Sergipe está de olho na propaganda política irregular. Os promotores já foram alertados para coibirem o derrame de panfletos, santinhos e adesivos nas proximidades dos locais de votação. Essa prática, conhecida por “voo da madrugada”, é criminosa e pode resultar em multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil, além de pena de detenção de seis meses a um ano. Home vôte!
Fique atento
Para votar nas eleições de outubro próximo, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto, a exemplo da carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista ou ainda o passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade. Então, tá!
Clube dos derrotados
Reportagem do jornal Valor Econômico sobre a participação de 18 senadores nas eleições majoritárias deste ano sugere que Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PSDB) podem perder as eleições para governador de Sergipe. Segundo a matéria, caso isso ocorra, ambos vão integrar um verdadeiro ‘clube dos derrotados’, com outros senadores que retornarão ao Salão Azul após o fracasso no pleito de outubro. Misericórdia!
Gato por lebre
É bom a população abrir os olhos, pois os políticos andam por aí vendendo gato por lebre. Com raras exceções, os candidatos e candidatas estão enchendo os ouvidos do povo com o famoso canto da sereia. Quem pretende eleger representantes comprometidos com Sergipe e o Brasil deve identificar aqueles que apresentarão propostas concretas. O eleitor também deve ficar muito atento, pois a maioria dos candidatos está pensando mesmo é em se locupletar com o dinheiro público. Danôsse!
Apagando velinhas
Podem parabenizar o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que neste 17 de setembro está completando 86 anos bem vividos. Querido por todos, o mestre começou a vida como tecelão, foi vigilante de escola e construiu a Universidade Tiradentes, um dos maiores grupos educacionais do Nordeste. Pelas redes sociais, o governador Belivaldo Chagas (PSD) enalteceu a história de sucesso do professor Uchôa, “este verdadeiro baluarte da educação e do empreendedorismo de Sergipe”. Supimpa!
Viva o esporte
Termina neste sábado, a edição 2022 dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorrem em Aracaju desde o último dia 2. Somadas todas as competições, participaram mais de 4 mil jovens atletas de 15 a 17 anos. Promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos Escolares contaram com o apoio do governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju. Bola branquíssima para a organização!
Cadeia proibida
Desde a zero hora deste sábado, os candidatos que concorrem às eleições de outubro não podem ser presos ou detidos, a não ser em caso de flagrante delito. Com validade até o dia do pleito, a regra, conhecida como salvo-conduto eleitoral, está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral ao prevenir que prisões sejam utilizadas como manobra para prejudicar candidatos através de constrangimento político ou afastando-os da campanha. Aff Maria!
Bico seco
Várias cidades sergipanas sofrem com a falta d’água nas torneiras. Os municípios do semiárido também ficam desabastecidos quando ocorre rompimentos na tubulação da adutora do Alto Sertão. Este problema tem acontecido com muita frequência sem que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) encontra uma solução definitiva. Pior é que, mesmo com as constantes faltas d’água, a conta chega todos os meses e sem um único centavo de desconto. Só Jesus na causa!
Praia fedorenta
Quem passa pela praia Treze de Julho, zona sul de Aracaju, se incomoda com o forte mau cheiro do local. Provocado pelo lançamento de lixo e esgotos não tratados no estuário do Rio Sergipe, o fedor se acentua quando a maré está seca. Já tem gente sugerindo à Prefeitura que distribua máscaras para aliviar a fedentina que tanto incomoda, principalmente quem arrisca se exercitar no fedorento local. Cruz, credo!
Você viu JB por aí?
E quem anda sumido, inclusive das redes sociais, é o ex-governador Jackson Barreto (MDB). Enquanto disputava a indicação dos governistas para concorrer ao Senado, JB vivia concedendo entrevistas, postando mensagens no instagram e batendo pernas pelo interior de Sergipe. Não perdia nem casamento de boneca! Desde que se mudou de mala e cuia para o palanque do PT, Jackson parece ter passado um fecho-ecler na boca, pois não responde nem as críticas que lhe fazem os adversários. Alguém sabe o motivo desse silêncio ensurdecedor do emedebista? Creindeuspai!
Recorte de jornal
Publicado no aracajuano Sergipe Jornal, em 28 de junho de 1932
* É editor do Portal Destaquenotícias